Na abertura do Congresso, Toffoli defende 'pacto por reformas'

Presidente do STF afirma que relações entre os três Poderes devem ser 'fundadas na unidade, no equilíbrio e no respeito mútuo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, defendeu nesta segunda-feira (4) a aprovação das reformas previdenciária e tributária.

Na abertura do ano legislativo, Toffoli afirmou que é preciso de um pacto entre os Poderes para que sejam feitas as reformas que fazem parte da agenda econômica do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

O ministro Dias Toffoli, presidente do STF
O ministro Dias Toffoli, presidente do STF - Nelson Jr. - 19.dez.2018/STF

"Venho propondo a celebração de um novo grande pacto entre os três Poderes da República, que envolva reformas fundamentais, como a previdenciária e a fiscal, tributária, e compreenda, necessariamente, uma repactuação federativa, evitando que estados e municípios cheguem a um quadro insustentável de inadimplência", afirmou ele.

Toffoli já havia defendido um pacto amplo por reformas durante a abertura do ano Judiciário, na sexta-feira (1º). 

O presidente do Supremo disse ainda que as relações entre Judiciário, Executivo e Legislativo devem ser "fundadas na unidade, no equilíbrio e no respeito mútuo".

Ele disse ainda que, além da área econômica, é preciso concentrar esforços na segurança pública. "É premente ampliar os esforços em relação à segurança pública, de modo que sejamos capazes de fortalecer o combate à corrupção, ao crime organizado e à epidemia de violência e de homicídios que assola o Brasil." 

Toffoli falou durante sessão solene do Congresso Nacional que deu início aos trabalhos legislativos da 56ª Legislatura. Compareceram à sessão os ministros da Justiça, Sergio Moro, da Secretaria-Geral, Gustavo Bebianno, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Este foi responsável por entregar a mensagem presidencial em nome de Jair Bolsonaro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.