Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro chama de falsa reportagem sobre nomeação publicada no Diário Oficial

Escolha de coronel para departamento da área de comunicação foi assinada por Onyx Lorenzoni

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro classificou de fake news reportagem publicada pela Folha sobre a escalação de um militar para coordenar a estrutura de mídias digitais e reforçar a comunicação oficial do Palácio do Planalto.

Reportagem publicada nesta segunda-feira (11) informava que o coronel Didio Pereira de Campos, ex-chefe da assessoria de imprensa do Exército, comandaria uma nova estrutura chamada Comunicação Global, que ficará responsável pelo monitoramento das redes sociais, publicidade oficial e criação de conteúdo.

​A nomeação do coronel foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda para o cargo de Diretor do Departamento de Publicidade da Secretaria de Publicidade e Promoção da Secom. Quem assina o despacho é o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. 

Bolsonaro respondeu "fakenews" à notícia divulgada pela conta do UOL (empresa do Grupo Folha) no Twitter

Em conta oficial no Twitter, presidente Jair Bolsonaro classifica como fake news reportagem da Folha republicada pelo UOL
Em conta oficial no Twitter, presidente Jair Bolsonaro classifica como fake news reportagem da Folha republicada pelo UOL - Reprodução/Twitter

Mais tarde, após a publicação desta reportagem, Bolsonaro publicou novamente no Twitter, dizendo que "a primeira chamada fala sobre um novo coordenador das redes sociais após 'polêmicas', induzindo o leitor a associar meu perfil pessoal à notícia". "Essa muda o foco da minha resposta à desinformação da 1ª para a nomeação de um novo servidor. É a Fake News da Fake News!", escreveu.

A ideia era que, com a chegada do coronel, a gestão das mídias digitais, que estava subordinada à secretaria de imprensa, passasse a ser controlada pela nova estrutura, assim como a área de publicidade, que estava sem um gestor específico desde o início do governo.

Após a confusão, Bolsonaro passou a avaliar na noite desta segunda-feira alocar o coronel no gabinete do seu porta-voz, Otávio Rêgo Barros, e escolher outro nome para a nova estrutura.

A indicação do coronel havia sido feita pela equipe do ministro da Secretaria de Governo, general Carlos Santos Cruz, após um diagnóstico da equipe do presidente, sobretudo do núcleo militar, de que a comunicação oficial precisava ser melhorada diante das últimas polêmicas.
 

Publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11) mostra nomeação do coronel Didio Pereira de Campos para nova estrutura na Secom (Secretaria de Comunicação) do governo Bolsonaro
Publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11) mostra nomeação do coronel Didio Pereira de Campos para nova estrutura na Secom (Secretaria de Comunicação) do governo Bolsonaro - Reprodução/Diário Oficial da União - 11.mar.2019

Na semana passada, Bolsonaro compartilhou vídeo, filmado durante o Carnaval, no qual um homem introduz um dedo no próprio ânus e recebe jato de urina na nuca. Neste domingo (10), ele divulgou relato deturpado contra uma repórter.

Os dois episódios causaram polêmica e foram criticados, em caráter reservado, por assessores presidenciais, para os quais Bolsonaro não deveria gastar seu capital político com assuntos menores no momento em que o foco do Palácio do Planalto é a aprovação da reforma previdenciária.

Eles avaliam, contudo, que o temperamento do presidente é "irrefreável", como definiu um auxiliar palaciano, e que, apesar de ele já ter sido recomendado a diminuir o tom nas redes sociais, dificilmente mudará a postura, sobretudo ao ter o filho Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) como uma espécie de consultor em redes sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.