Com apoio de filho de Bolsonaro, Olavo de Carvalho faz vaquinha na internet

Sem citar valores, escritor diz que recebeu 'cobrança monstruosa' de despesas médicas e impostos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O escritor Olavo de Carvalho lançou uma campanha nas redes sociais nesta sexta-feira (1º) para levantar recursos junto a amigos e apoiadores.

Em post no Facebook, Olavo —que vive nos Estados Unidos— afirmou que recebeu uma cobrança de despesas médicas e de impostos. O valor, segundo ele, se somaria ao que ele chamou de "rede de caluniadores e difamadores" que o processam por suas declarações polêmicas.

"Acossados por uma rede internacional de caluniadores e difamadores, recebemos ainda uma cobrança monstruosa de despesas médicas e impostos, e vamos precisar DESESPERADAMENTE da ajuda dos nossos amigos", escreveu Olavo.

No pedido de Olavo não há referências sobre o valor total da dívida, nem sobre quanto a "vaquinha" pretende arrecadar. Em troca, ele oferece livros autografados e "profunda gratidão" aos que colaborarem —junto com o comprovante do depósito por email, o escritor pede que o doador envie também o endereço para remeter o livro.

Em outro comentário no Facebook, Olavo se disse "atormentado" por perguntas de um jornalista sobre a dívida e se negou a dar detalhes. Ele afirmou que vai disponibilizar um relatório com todos os pagamentos quando conseguir saldar a dívida —e que não vai responder a perguntas sobre esse assunto.

Pouco depois de Olavo divulgar a campanha, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou o pedido do escritor e endossou a ação.

Além de Eduardo Bolsonaro, o músico Lobão também manifestou apoio a Olavo e pede aos seus seguidores que ajudem o escritor.

No Twitter, a hashtag #OlavoConteComigo figura nos Trending Topics da rede social na tarde desta sexta —em sua maioria com comentários de apoio a Olavo.

Considerado mentor ideológico da nova onda de conservadorismo no Brasil, Olavo de Carvalho acabou ganhando espaço na internet como professor de cursos de filosofia online —embora não tenha formação acadêmica. O custo médio da mensalidade é de US$ 30, e as aulas semanais têm duração média de duas horas. 

O canal no YouTube que leva o nome de Olavo de Carvalho, criado em 2015, tem hoje mais de 500 mil inscritos e pelo menos 10 milhões de visualizações. Ele também publica vídeos no Facebook, onde é acompanhado por mais de 550 mil seguidores.

Os alvos de suas críticas são a imprensa, o cenário cultural e a universidade. Atribui aos movimentos progressistas a deterioração desses espaços, que, segundo ele, teriam se tornado apenas campos de burocracia e rituais de doutrinação.

Considerado "guru ideológico" de Bolsonaro, Olavo de Carvalho teve influência na escolha de dois ministros do atual governo —Ricardo Vélez Rodriguez (Educação) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.