Descrição de chapéu Legislativo Paulista

Conheça as atribuições da Assembleia de SP e quais são os seus 94 deputados

Deputados paulistas tomam posse nesta sexta-feira (15) para a nova legislatura

São Paulo

​A Assembleia Legislativa de São Paulo dá início nesta sexta-feira (15) à sua nova legislatura, com menos da metade dos deputados estaduais reeleitos. Dos 94 deputados eleitos em outubro passado, apenas 44 deles participaram da legislatura anterior.

Reportagem da Folha mostrou que isso não significa que os recém-chegados representem uma renovação política —apenas 14 deles nunca concorreram nem tiveram outras experiências políticas em cargos públicos ou por meio de parentes eleitos.

A principal novidade de legislatura é a chegada do PSL, vista como um sopro de instabilidade na Casa historicamente dominada pelo PSDB. O partido de Jair Bolsonaro terá a maior bancada da Assembleia, com 15 dos 94 deputados, mas os tucanos conseguiram reeleger Cauê Macris para a presidência da Casa com o apoio do PT.

Conheça as atribuições da Casa, as bancadas eleitas e quem são os 94 deputados:

Folha tem publicado uma série de perfis de deputados que tomam posse nesta sexta-feira (15). Entre eles estão Arthur Moledo do Val (DEM), conhecido como Arthur Mamãe Falei, Daniel José (Novo), Marina Helou (Rede), Cauê Macris (PSDB), Janaina Paschoal (PSL), Campos Machado (PTB), Mônica Seixas (PSOL), que se elegeu com o movimento Bancada AtivistaGil Diniz (PSL), conhecido como 'Carteiro Reaça' e Maria Izabel (PT). 

O que é atribuição da Assembleia Legislativa de São Paulo

  • Determinar o Orçamento anual 
  • Julgar as contas do governador, da própria Alesp e do Judiciário paulista
  • Aprovar privatizações e concessões de bens e empresas estaduais
  • Fiscalizar o Poder Executivo
  • Criar, revogar e modificar leis do estado, como as que dispõem sobre os impostos estaduais. Deputados estaduais não podem, por exemplo, mudar a maioridade penal —isso é competência do Congresso Nacional
  • Aumentar os salários dos deputados e do governador​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.