Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro vai ao cinema de manhã e só inicia agenda de trabalho às 11h30 no Planalto

Presidente assistiu 'Superação, o Milagre da Fé' com a primeira-dama em meio à crise

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

​Em um compromisso fora da agenda oficial, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi ao cinema na manhã desta terça-feira (26) antes de iniciar seus compromissos de trabalho. 

Ele foi à sessão com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para a pré-estreia do filme “Superação, o Milagre da Fé”, em um shopping da capital federal. A presença do presidente na sessão de cinema foi uma sugestão da primeira-dama, que é evangélica e atuava como tradutora de libras em sua igreja.

Bolsonaro e Michelle chegaram ao cinema por volta das 9h, e a atração foi apenas para convidados. Como havia na plateia jovens surdos, o filme foi adaptado.

A ministra da Mulher, Damares Alves, também acompanhou a sessão. Segundo ela, o filme foi “espetacular”, e o casal presidencial se emocionou. “É um filme totalmente inclusivo. Cinema cheio de surdos, surdos se emocionando. Mãe surda com filho surdo podendo assistir a um filme”, disse a ministra, que acrescentou que compareceu a convite da primeira-dama. ​

Inspirado em uma história real, o filme de produção americana conta a história de John Smith, 14, que se afogou no lago St. Louis, nos Estados Unidos, e foi considerado morto ao chegar no hospital. Sua mãe, Joyce Smith, inicia orações para que o filho sobreviva e acontece um milagre. 

Segundo a agenda oficial, logo após o cinema, o presidente teria às 11h30 uma reunião com o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Às 14h30, está marcada uma reunião do conselho do governo e, às 17h, a agenda registra um encontro com um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), e os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

A avaliação positiva do governo de Bolsonaro (PSL) na Presidência caiu 15 pontos percentuais desde o começo do mandato, segundo levantamento do Ibope divulgado na semana passada.

De acordo com o instituto, 34% dos brasileiros consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom —esse número era de 49% em janeiro e 39% em fevereiro. Ao mesmo tempo, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo aumentou 13 pontos percentuais: de 11% em janeiro para 24% em março.

Meio da crise

A ida do presidente ao cinema ocorre no momento que o presidente enfrenta uma crise com o Poder Legislativo para a tramitação da reforma da Previdência. 

O fim de semana foi marcado por trocas de declarações ríspidas entre Bolsonaro e Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, em torno da tramitação da reforma da Previdência.

Irritados com declarações do presidente em crítica à classe política e de que a responsabilidade pelo sucesso da proposta era do Congresso, parlamentares vinham cobrando comprometimento do governo –e compartilhamento da responsabilidade em relação à reforma.

A ida ao cinema vem também em um momento em que os deputados começam a discutir a possibilidade de desenterrar a reforma da Previdência do governo Michel Temer (MDB) e votá-la como afronta ao Planalto.

Ainda nesta terça-feira (26), o ministro Paulo Guedes (Economia) desistiu de ir ao Congresso para defender a reforma da Previdência. Ele foi convidado a participar de uma reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, primeira etapa para aprovar a proposta.

Descontentes com o governo, líderes de partidos independentes ao presidente Jair Bolsonaro articulavam um boicote ao debate com o ministro.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.