GPS Eleitoral da Folha ganha medalha de ouro em prêmio internacional de infografia

Com três distinções, jornal foi o veículo brasileiro mais premiado no Malofiej

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​O GPS Eleitoral, ferramenta criada pela Folha para a cobertura das eleições do ano passado, recebeu uma medalha de ouro na 27ª edição do Malofiej, um dos principais prêmios internacionais de infografia.

Os vencedores foram anunciados nesta sexta (29) pela organização do prêmio, reunida em um evento em Pamplona, na Espanha. O Malofiej é ligado à Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra.

Os infográficos do GPS Eleitoral, publicados às quartas-feiras durante a campanha eleitoral, receberam o ouro na categoria seções regulares de mídia impressa. A ferramenta fazia o monitoramento e a análise do que os postulantes a presidente divulgavam em planos de governo, discursos, redes sociais e programas na TV.

Além dessa medalha, a Folha recebeu mais duas, ambas de bronze, também para trabalhos publicados na versão impressa, na categoria especiais.

Foram premiados os infográficos que acompanharam as reportagens "Novas Imigrações - Atlas inédito mapeia mudança de fluxos para o país", publicada em Mundo em 6 de abril de 2018, e "Disputa contrapõe Academia das Agulhas Negras e USP", de 28 de outubro de 2018, no caderno de eleições.

A infografia do GPS Eleitoral é de Simon Ducroquet, em parceria com o NIF (Núcleo de Inteligência da Folha); a de Novas Imigrações, de Gustavo Queirolo, em parceria com Ana Estela de Sousa Pinto; e a da trajetória de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, de Marcelo Pliger, em parceria com Naief Haddad.

Concorreram nesta edição do​ Malofiej 1.050 trabalhos, enviados por 128 veículos, de 31 países. O júri que decidiu os vencedores foi formado por 14 especialistas da área.

Entre os brasileiros, além da Folha, foram premiados os sites Globoesporte.com, com duas medalhas de bronze, e Nexo Jornal, com um bronze —ambos na categoria digital.

Os prêmios principais, batizados de Best of Show, foram para a edição americana da revista National Geographic (categoria impressa), com um trabalho sobre desnutrição infantil, e para a agência Reuters de Singapura (categoria digital), com uma infografia sobre a poluição em Nova Déli.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.