Hackers atacam texto do blog de Reinaldo Azevedo sobre solidariedade a Lula

Publicação do jornalista foi invadida e retirada do ar após ação no fim da tarde de domingo (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um texto do jornalista e escritor Reinaldo Azevedo, publicado em seu blog no sábado (2), foi retirado do ar pela ação de hackers no fim da tarde de domingo (3).
 
O jornalista, que é colunista da Folha, afirmou que, por precaução, todo o blog foi retirado do ar após o ataque ao texto em que ele expressou solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à família do petista pela morte do neto Arthur, 7
 
"Invadiram em particular o post que eu escrevi sobre o Lula e a morte de seu neto e lamentava a exploração política vil feita em redes sociais. Houve quem comemorasse a morte de uma criança, o que me parece ultrapassar qualquer limite imaginável da estupidez. E foi justamente esse texto que foi tirado do ar", disse. 
 
O blog é hospedado no site da RedeTV!. Procurada, a emissora não se manifestou até a conclusão deste texto —segundo Azevedo, técnicos trabalhavam para recuperar o material e colocá-lo de volta ao ar.
 
No lugar do texto sobre Lula, os hackers deixaram uma mensagem avisando que o post tinha sido alvo de ataque. 

Na publicação, Azevedo dizia ter compaixão e solidariedade em relação a Lula.
 
"Não estou aqui a fazer uma leitura política do acontecimento doloroso que colheu a família de Lula, com a morte do menino Arthur, seu neto, de apenas sete anos. Enveredar por esse caminho seria reduzir a dor do avô, do pai, da mãe, dos familiares. Expresso a solidariedade de quem, sendo pai e avô ainda futuro, sente no peito a angústia insuportável só de imaginar o que nem digno de imaginação deveria ser", escreve. 
 
No texto, o jornalista ainda critica manifestações nas redes sociais sobre o caso e menciona o tuíte do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL). O filho do presidente Jair Bolsonaro escreveu que a saída de Lula da prisão para o velório "só deixa o larápio em voga posando de coitado”.
 
Segundo Azevedo, o texto tornou-se um dos mais lidos do blog após viralizar na internet. O jornalista é conhecido pelas críticas ao petismo e a Lula, ainda que defenda que o ex-presidente foi condenado sem provas e também não seja alinhado ao bolsonarismo. 
 
"Eu continuo sendo um nome alinhado com o liberalismo, que é considerado de direita. [...] E não tenho simpatia pelo bolsonarismo. Sou um crítico do governo. Mas não vou atribuir ao bolsonarismo isso que aconteceu", disse à Folha
 
"Mas um registro eu faço: eu sou muito crítico do petismo e, em quase 14 anos de PT no poder, meu blog nunca foi hackeado. E no terceiro mês de Bolsonaro, o blog foi hackeado. Insisto: não estou atribuindo ao governo Bolsonaro, porém acho que existe o que Umberto Eco chama de metafísica influente, que hoje em dia está para isso, para silenciar aqueles que divergem. E eu divirjo profundamente de algumas coisas desse governo", afirmou.
 
"Eu sei que quem tirou o post do ar não gostava do que estava lá escrito. E dá para saber quem tinha motivos para gostar e quem não tinha", completou o jornalista.
 
Azevedo vai relatar o caso às autoridades, mas acredita que não será efetivo. "Dificilmente se consegue chegar à origem disso", disse.  
 
 Veja abaixo a íntegra do texto do blog de Reinaldo Azevedo:

 

Lula e a dor inominável do herói trágico: expresso aqui a minha solidariedade e explico por que o faço também por mim
 
Há milhões de brasileiros sofrendo neste exato momento pelas mais variadas razões. Podemos vislumbrar a dor de Lula porque ele é uma figura pública. Quem conhece a estrutura da tragédia clássica — recomendo aos que ignoram o assunto uma pesquisa — constata: ninguém jamais experimentou no Brasil, como ele, todos os relevos da vida do herói trágico. Já neste ponto, um desses idiotas do dedo rápido, sem nem o cuidado de abrir uma janela e procurar no Google o sentido da expressão “herói trágico”, sai vociferando: “Olhem o Reinaldo chamando Lula de herói…” A besta ao quadrado não se dá conta de que herói, na acepção de que trato, é um termo carregado de ambivalências.
 
Como acontece sempre, Fernando Pessoa sintetizou melhor do que outro qualquer o sentido do destino heroico, nesse particular sentido, no segundo poema de “Mensagem”:
 
Os Deuses vendem quando dão.
Compra-se a glória com desgraça.
Ai dos felizes, porque são
Só o que passa!
 
Baste a quem baste o que lhe basta
O bastante de lhe bastar!
A vida é breve, a alma é vasta:
Ter é tardar.
 
Foi com desgraça e com vileza
Que Deus ao Cristo definiu:
Assim o opôs à Natureza
E Filho o ungiu.
 
Não estou aqui a fazer uma leitura política do acontecimento doloroso que colheu a família de Lula, com a morte do menino Arthur, seu neto, de apenas sete anos. Enveredar por esse caminho seria reduzir a dor do avô, do pai, da mãe, dos familiares. Expresso a solidariedade de quem, sendo pai e avô ainda futuro, sente no peito a angústia insuportável só de imaginar o que nem digno de imaginação deveria ser.
 
Reitero: não há política aqui. Quando quero e acho pertinente, faço esse debate. Vivemos tempos de um notável emburrecimento. Lamento que idiotas convictos achem incompreensível que eu possa ser um adversário intelectual — nunca “adversário político” porque não faço política — do petismo e afirme, sem ambiguidades, que Lula foi condenado sem provas. E, por óbvio, sempre aceito a contestação: mas então que indiquem as páginas da sentença de Sérgio Moro — o juiz da condenação e hoje ministro do presidente com quem Lula não pôde concorrer em razão da condenação do juiz que virou ministro… — em que elas estão listadas. Ninguém o fará porque as provas não estão lá. “Disse que não trataria de política, mas está tratando, né?” É só para deixar claro que não fujo ao tema. Volto ao eixo deste post.
 
É verdade! Lula não é o primeiro a passar por essa dor. Todos os dias avôs perdem netos no Brasil. E não temos a chance de nos comover ou nos solidarizar porque não ficamos sabendo. Esse caso, envolvendo o menino Arthur, ganha relevo por ser o avô quem é. Usar, no entanto, os sofredores anônimos como justificativa para a impiedade, para a falta de empatia, é moralmente asqueroso. Há mais: manifestações detestáveis nas redes sociais assombram pela crueldade, pela estupidez, pela violência retórica.
 
Subjacente aos comentários indecentes, há o suposto combate à corrupção. Quem quer viver num mundo comandado por pessoas que, na pele de defensores implacáveis dos bens públicos, celebram a morte de uma criança porque também esse evento seria mais um justo castigo ao avô? Quem quer ter um Eduardo Bolsonaro como guia do seu humanismo? O seu tuíte restará como um emblema destes tempos. Escreveu: “Lula é preso comum e deveria estar num presídio comum. Quando o parente de um outro preso morrer, ele também será escoltado pela PF para o enterro? Absurdo até se cogitar isso. Só deixa o larápio em voga posando de coitado”.
 
Comentei a barbaridade no programa “O É da Coisa”. E disse a verdade ao afirmar que, ao ler tal mensagem, não senti repúdio intelectual apenas, mas também ânsia de vômito. Não era metáfora. Não era hipérbole. Era vontade de vomitar. Não que ele fizesse feio diante do pai. Indagado, certa feita, se achava que Dilma terminaria o mandato, Bolsonaro afirmou: “Eu espero que acabe hoje, infartada ou com câncer, de qualquer maneira”. Ah, claro, ele fez essa afirmação porque estaria preocupado com o Brasil.
 
Ignorar a dimensão profundamente humana da tragédia familiar não concerne à política, mas à psicologia. Só posso lhes dar um conselho, leitores: mantenham distância de pessoas assim. É bem provável que sejam psicopatas. A ignorância política tem cura; a psicopatia não.
 
Que Lula encontre força para se levantar, qualquer que seja o destino que lhe reserve a Justiça.
 
Há muitas pessoas que sofrem. Lula é hoje uma pessoa que sofre como poucas.
 
Tem a minha solidariedade. Sim, eu a expresso aqui por ele e por sua família, ainda que lhes possa ser irrelevante. Mas faço isso também por mim.
 
Porque há um momento em que só podemos ser salvos pela compaixão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.