Descrição de chapéu Lava Jato

Ives Gandra da Silva Martins classifica prisão de Temer de hollywoodiana

Advogado e professor questiona a ideia de que ex-presidente representa risco às instituições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O advogado e professor de direito Ives Gandra da Silva Martins classificou de hollywoodiana a prisão preventiva de Michel Temer e disse à Folha que "quem está fazendo está querendo mostrar que 'quem manda sou eu'".

Os mandados foram expedidos nesta quinta (21) pelo juiz Marcelo Bretas, que se valeu de quatro figuras do Código de Processo Penal para embasar sua decisão: evitar a destruição de provas, garantir a ordem pública, por conveniência da instrução do processo penal e garantir a aplicação da lei.

O advogado e professor Ives Gandra Martins
O advogado e professor Ives Gandra Martins - Reinaldo Canato - 20.jun.2016/Folhapress

Para Ives Gandra, que é professor emérito da Universidade Mackenzie, os argumentos não convencem.

"Ora, o processo está em andamento desde o primeiro pedido de impeachment de Rodrigo Janot [ex-procurador-geral da República]. A argumentação de que [Temer] pode destruir documentos. Acho extremamente difícil. Se fosse o caso, ele já teria feito."

O jurista também questionou a ideia de que Temer possa representar um risco às instituições e à ordem pública. "Era um homem completamente fora do poder, não tem contato com ninguém."

O professor questiona por que Lula, outro ex-presidente preso, teve direito de negociar os termos de sua detenção, e a de Temer aconteceu "em plena rua, com metralhadora e tudo, sem sentença".

"Uma prisão com todo esse aparato cinematográfico me deixa muito preocupado", diz.

"Me parece que é muito menos questão jurídica do que política", afirma o jurista. Para ele, há um conflito entre poderes que contaminou a prisão do emedebista. 

Ele cita a proposta da CPI Lava Toga, para investigar integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal) e de tribunais superiores, e as divergências entre os ministros do Supremo e membros do Ministério Público acerca da competência para julgar casos da Lava Jato. 

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior deste texto atribuiu erroneamente as declarações a Ives Gandra da Silva Marins Filho, ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e filho do professor emérito da Universidade Mackenzie. O texto foi corrigido. 

 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.