Não há sentido em falar por já ser tratado como chefe de quadrilha, disse Temer na PF

Ex-presidente pediu que versão para manter silêncio contasse formalmente dos autos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Preso desde a noite de quinta-feira (21), o ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) fez questão de que se registrasse, formalmente, o motivo pelo qual não prestou depoimento na tarde desta sexta-feira (22), na Superintendência da PF do Rio.

Temer pediu que constasse nos autos que não há sentido em falar quando já se é tratado com chefe de quadrilha há 40 anos, quando não exercia cargo público, sendo responsável por um desvio de R$ 1,8 bilhão”.

Diferentemente de Temer, o ex-ministro Moreira Franco prestou depoimento, negando participação em desvio de recursos públicos. 

Temer está preso no cômodo que já funcionou como escritório do corregedor da PF. O cômodo foi totalmente lacrado para receber o ex-chefe de Estado que virou prisioneiro. As janelas foram cobertas com película negra, de modo que não é possível ver o que se passa dentro do aposento. Elas também foram vedadas para impedir eventual fuga.

Temer recebeu duas visitas: a de seu ex-ministro Carlos Marun, um dos fiéis escudeiros de seu governo, e a do advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, que já o defendeu no passado, mas diz ter ido à PF nesta sexta na condição "de amigo, para dar um abraço".

Segundo Mariz de Oliveira, Temer "está triste e aborrecido, mas tem muita esperança na Justiça".

O desembargador Antonio Ivan Athié, da 1ª Turma Especializada do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), marcou para a próxima quarta-feira (27) o julgamento do habeas corpus (pedido de liberdade) do ex-presidente.

Os advogados de Temer e de Moreira Franco não devem recorrer contra a decisão de submeter o pedido de habeas corpus ao plenário do TRF. Como a votação tem data marcada, eles preferiram esperar o resultado antes de qualquer recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

“A decisão é ponderada. Vamos aguardar”, disse o advogado Antônio Pitombo, defensor de Moreira. 
 

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do informado em versão anterior deste texto, não se usa chumbo derretido para vedar janelas. "Chumbar" é um termo corrente que se refere à fixação de um elemento a um suporte, por exemplo, uma grade a uma parede.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.