Confederação Israelita processará Ciro Gomes por declaração sobre judeus

Ex-presidenciável disse que Bolsonaro é amigo de 'corruptos da comunidade judaica'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Confederação Israelita do Brasil afirmou neste domingo (21) que vai processar o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) por causa de declarações dele sobre a relação da comunidade judaica com o presidente Jair Bolsonaro.

Para a entidade, Ciro fez afirmação antissemita e generalizada ao comentar o assunto em entrevista ao site HuffPost Brasil.

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes, que ficou em terceiro na eleição presidencial de 2018
O ex-governador do Ceará Ciro Gomes, que ficou em terceiro na eleição presidencial de 2018 - Jarbas Oliveira - 30.out.18/Folhapress

Na entrevista, publicada no sábado, o pedetista afirmou que Bolsonaro diz a grupos de interesse "o que eles querem ouvir". "Por exemplo, para os amigos dele aí, esses corruptos da comunidade judaica, que acham que, porque são da comunidade judaica, têm direito de ser corrupto. Corrupto, para mim, não interessa se é curdo ou cearense. Corrupto é corrupto, ladrão é ladrão. Ele disse para eles que ia transferir a embaixada do Brasil [para Jerusalém] a custo de grana para campanha. Depois chegou lá dizendo que não vai mais."

A confederação, em resposta, afirmou que não vê o ex-presidenciável do PDT ligando outras minorias ou grupos à corrupção no Brasil e mencionou que ele já havia anteriormente relacionado o financiamento de campanha de Bolsonaro ao "sionismo radical".

"Se pretende ser visto como um político despido de ódios e preconceitos, cabe ao ex-governador se retratar das infelizes declarações contra os judeus brasileiros”, diz a nota.

A reportagem procurou a assessoria de Ciro Gomes, que até a publicação desta reportagem não comentou a decisão da confederação.


 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.