Descrição de chapéu Legislativo Paulista

Desrespeito a PMs vira polêmica na Assembleia de SP, e PSL demite assessor

Presidente da Casa diz que assessores militares de deputados usam patente para descumprir ordens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O líder do PSL na Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Gil Diniz, exonerou um assessor parlamentar do partido por ter destratado uma policial militar da Casa.

Nesta quarta-feira (17), o presidente da Assembleia, deputado estadual Cauê Macris (PSDB), afirmou no plenário que há vários relatos de assessores parlamentares que, por serem militares aposentados de alta patente, descumprem ordens dos policiais da Casa.

O deputado estadual e líder do PSL na Assembleia Legislativa de São Paulo, Gil Diniz
O deputado estadual e líder do PSL na Alesp, Gil Diniz - Jardiel Carvalho - 18.mar.2019/Folhapress

Os assessores, por exemplo, entram em locais restritos a deputados, passando por cima dos policiais que barram o acesso. "Não vou aceitar que patente de assessor se sobreponha aos deveres funcionais dos policiais", disse Cauê.

O presidente afirmou ainda que pode denunciar os casos à Justiça Militar se isso continuar acontecendo.

Em seguida, Gil usou o microfone no plenário para informar que exonerou um assessor do PSL assim que soube que ele havia destratado uma policial da Casa.

O assessor Flávio Ricardo Beall estava lotado na liderança do PSL, mas foi indicado pelo deputado Capitão Castello Branco (PSL). 

Nesse caso específico, porém, não se tratou de um descumprimento de ordem por um militar de patente maior. Beall é civil.

Beall tentou entrar a pé pela rampa do estacionamento exclusiva para carros de parlamentares e foi barrado por uma soldado, mas ignorou sua ordem.

Gil se desculpou pessoalmente com a policial e com o comando da Polícia Militar da Assembleia. "Todos os funcionários da Casa têm que ser respeitados, os policiais e os demais", disse o deputado.

Castello Branco afirmou que está apurando o caso e que o assessor será advertido. "Ele foi contratado recentemente e estava em fase de treinamento", disse.

Folha não localizou Beall. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.