Descrição de chapéu Lava Jato

Bolsonaro é um doente que quer resolver o problema do Brasil com armas, diz Lula

Trechos de nova entrevista com petista na prisão foram ao ar pela emissora britânica BBC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em entrevista para um documentário da emissora britânica BBC que foi ao ar nesta sexta-feira (10), o ex-presidente Lula fez novas críticas ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) e afirmou que o atual mandatário é um "doente" que pensa que as armas vão resolver os problemas do Brasil.

"É um doente que acha que o problema do Brasil se resolve com armas. O problema do Brasil se resolve com livros, com escolas", disse o petista em entrevista concedida ao jornalista brasileiro Kennedy Alencar.

Foi a segunda vez que o petista falou com veículos de imprensa depois de ter sido preso em Curitiba, em abril de 2018. A primeira foi no último dia 26, quando recebeu a Folha e o jornal El País, após a queda da proibição imposta pelo Supremo Tribunal Federal. 

Inicialmente, a segunda entrevista, feita no último dia 3 de maio, iria ao ar pela RedeTV! no dia seguinte. No mesmo dia, a emissora e o jornalista informaram que o material seria exibido, em data a ser definida, pela BBC Word News.

A entrevista foi ao ar parcialmente nesta sexta na BBC em um documentário de 29 minutos sobre a ascensão e queda do ex-presidente, intitulado "Lula Behind Bars" —Lula Atrás das Grades, em tradução livre.

Em seu blog, Alencar afirmou que na manhã desta segunda-feira (13), às 8h, publicará a entrevista completa, que tem 1 hora 50 minutos.

Procurada pela Folha no dia 3, a RedeTV! afirmou em nota que "foi contratada no ano passado pela BBC World News e pela K.doc para gravar entrevistas para a série-documentário de três capítulos. Realizou 12 entrevistas, 3 das quais com ex-presidentes da República. A série, chamada 'What Happened to Brazil', foi transmitida internacionalmente em janeiro pela BBC". 

Segundo a Rede TV!, "a entrevista com Lula foi solicitada à época como parte desse projeto". As entrevistas que foram gravadas anteriormente para a série também não foram exibidas pela emissora.

No caso de Lula, a RedeTV! forneceu o material para a produção da entrevista, que aconteceu na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.