Toffoli anuncia painel de mídia e entidades jurídicas contra fake news

Parceria a ser lançada em junho reúne veículos de imprensa, OAB e órgãos de magistrados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou que em junho será lançado um painel multisetorial de checagem de informações e combate a fake news, em parceria com veículos de comunicação, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e entidades de classes de magistrados. 

“Estaremos trabalhando com o objetivo de alertar os leitores e os internautas sobre os perigos do compartilhamento de informações duvidosas, além de orientar sobre como checar a veracidade das notícias que recebem”, disse Toffoli.

“Iniciativas como essa são necessárias tendo em vista que a Justiça brasileira tem lidado diariamente com temas sensíveis e que podem afetar a vida dos cidadãos, se o teor de suas decisões for distorcido.”

O anúncio foi feito no evento “Fake News - Desafios para o Judiciário”, promovido nesta sexta-feira (24) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Seminário no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco sobre combate às fake news. Evento teve a presença do diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila, e dos ministros do STF Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski
Seminário no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, sobre combate às fake news. Evento teve a presença do diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila, e dos ministros do STF Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski - Marlene Bergamo/Folhapress

O diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila, comentou o momento do jornalismo profissional diante das notícias falsas. “A tarefa precípua do jornalismo é separar as news das fake news e publicar as news”, disse Dávila. “A diferença agora é que as fake news encontraram nas redes sociais um acelerador de partículas que as torna quase irresistíveis.”

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, também comentou o papel que a imprensa pode desempenhar nesse cenário.

“A imprensa precisa decidir se quer ter o papel de induzir o comportamento dos seus eleitores, segundo algum tipo de viés político e ideológico, ou aprofundar aquele seu papel fundamental que é exatamente o de informar com clareza e com limpidez. Este me parece que é o grande papel histórico da imprensa neste momento”, disse Lewandowski.

O ministro do STF lembrou ainda as consequências das fake news, como a ascensão de teorias que colocam em dúvida se a Terra é redonda e até o heliocentrismo. “Aqui tiveram fake news que avançaram sobre as vacinas”, disse Lewandowski mencionando a volta do sarampo, doença erradicada até bem pouco tempo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.