Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro anuncia veto em projeto após se queixar de 'superpoderes' do Legislativo

Presidente diz que barrará lista tríplice em agências; no sábado, disse que Congresso quer transformá-lo em rainha da Inglaterra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta segunda-feira (24) que vetará trecho de projeto de lei que impõe uma lista tríplice ao chefe do Poder Executivo para que ele escolha executivos de agências reguladoras.

A informação foi dada dois dias após ele ter questionado o Congresso, que, segundo Bolsonaro, queria deixá-lo como "rainha da Inglaterra", que reina, mas não governa.

Bolsonaro disse que manterá a sua prerrogativa de selecionar e indicar conselheiros, diretores, presidentes, diretores-presidentes e diretores-gerais dos órgãos federais.

"A decisão até o momento para indicar o presidente das agências é minha. A partir desse projeto, [haverá] uma lista tríplice. Então, essa parte será vetada de hoje para amanhã", disse.

O prazo para sanção da iniciativa, que aumenta a autonomia das agências reguladoras, se encerra nesta terça-feira (25).

O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do governador do RJ, Wilson Witzel, e do CEO da Fórmula 1, Chase Carey, durante entrevista sobre a prova no Brasil
O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do governador do RJ, Wilson Witzel, e do CEO da Fórmula 1, Chase Carey, durante entrevista sobre a prova no Brasil - Pedro Ladeira/Folhapress

No sábado (22), ao dizer que tinha tomado conhecimento desse projeto, o presidente disse: "Pô, querem me deixar como rainha da Inglaterra? Este é o caminho certo?". 

Na ocasião, Bolsonaro disse ainda que "o Legislativo, cada vez mais, passa a ter superpoderes" e que o pacto entre Executivo, Legislativo e Judiciário deveria ser algo vindo "do coração".

Nesta segunda, ao dizer que vetará trecho do projeto de lei, ele disse: "As agências têm poder muito grande e essa prerrogativa de o presidente indicar é muito importante, porque nós teremos um poder de influência".

O texto mantém o poder do presidente de escolher os executivos das empresas, mas institui que ele teria de escolher de uma lista tríplice elaborada por uma comissão de seleção.

A previsão é de que a composição e os procedimentos deste colegiado sejam estabelecidos em regulamento, que deve ser feito por decreto do próprio presidente.

Na tramitação da iniciativa, o Senado também retirou trechos polêmicos que foram incluídos na proposta alterando a Lei Geral das Estatais. 

Com isso, foram derrubados pontos que, na prática, possibilitariam a nomeação de políticos e seus parentes para cargos de direção em empresas estatais.

 
Mais cedo, antes de reunião com o presidente, o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), havia elogiado a iniciativa e afirmado que ela aperfeiçoa os modelos das agências reguladoras.

Segundo ele, a polêmica deve-se a um "ruído de informação" e não há "chance nenhuma" de o presidente virar uma espécie de rainha da Inglaterra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.