Descrição de chapéu DeltaFolha

Bolsonaro elogia mais militares do que políticos nas redes sociais

Folha fez levantamento de mensagens postadas pelo presidente no Twitter; equipe de governo foi a mais afagada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Às vésperas de completar seis meses de governo, o Twitter de Jair Bolsonaro (PSL) tem sido a principal plataforma de comunicação do presidente. Nela, o mandatário posta anúncios, opiniões e críticas. Destina espaço restrito a afagos e elogios.

Levantamento da Folha analisou 826 postagens da conta do presidente nos 176 primeiros dias de governo —60 delas contém elogios a pessoas e instituições.

Bolsonaro e Neymar
O presidente da República, Jair Bolsonaro, foi à clínica de Brasília onde esteve Neymar após o amistoso contra o Qatar - Reprodução/Twitter

Na quinta-feira (27), o ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo de Bolsonaro, general Carlos Alberto Santo Cruz, disse a jornalistas que o presidente não deveria falar e tuitar menos, mas que deveria fazê-lo 
de maneira mais positiva.

Dentre as postagens elogiosas e positivas já feitas pelo presidente, as que foram para membros de sua equipe levam a maior vantagem entre outras categorias. 

A ministros, secretários e suas instituições, Bolsonaro destinou 17 tuítes positivos. Logo em seguida estão 15 postagens elogiosas a policiais, militares e as instituições que representam essa 
categoria.

Em terceiro lugar na atenção do presidente na rede social estão famosos, que incluem artistas, esportistas, comunicadores e jornalistas.

Palavras positivas ao mundo político fora de seu entorno aparecem em número menor. Foram oito menções a políticos de outros países e somente quatro de brasileiros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.