Jornalista estreia coluna para debater política e sociedade a partir do Twitter

"Questão de caracteres" será semanal e publicada na versão digital da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O jornalista paulistano Ivan Marsiglia, 48, estreia nesta terça-feira (4) a coluna “Questão de caracteres”, que será semanal e publicada na versão digital da Folha.

O nome da coluna é uma referência ao Twitter, de onde vão partir os assuntos abordados. A política será o principal tema, mas outras questões presentes na rede social também devem aparecer nos textos.

Retrato do colunista Ivan Marsiglia
Retrato do colunista Ivan Marsiglia - Arquivo Pessoal

Marsiglia destaca que o Twitter passou por uma grande transformação nos últimos anos —de uma ferramenta de informação em tempo real para uma rede de debates e comunicação direta entre diferentes grupos, como entre políticos e eleitores.

“Comecei a ver que muito das minhas informações iniciais vinham do Twitter. Percebi que seria uma boa maneira de comentar a política e a partir das novas tecnologias."

O novo colunista cita como exemplo o uso do Twitter para comunicação direta por dois presidentes: Donald Trump, nos Estados Unidos, e Jair Bolsonaro (PSL), no Brasil.

“Hoje vemos um presidente fritar e demitir um ministro, iniciar uma campanha contra um certo tema a partir do Twitter, coisas que eram impensáveis há um tempo atrás."

Além da política, Marsiglia cita também o uso do Twitter para comunicação direta entre artistas e fãs e debates culturais.

Com passagem pelas revistas Trip e Playboy e pelo jornal O Estado de S. Paulo, Marsiglia é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e bacharel em Ciências Sociais pela USP. 

Integrou também a equipe da Secretaria de Imprensa e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de 2004 a 2008, no governo Lula.

Marsiglia é autor do livro A Poeira dos Outros (Arquipélago Editorial).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.