Metade dos eleitores de SP não fez biometria obrigatória; saiba mais

Cadastramento é obrigatório em 478 municípios; prazos se encerram de agosto a dezembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dos 11,6 milhões de eleitores no estado de São Paulo que precisam cadastrar biometria ainda em 2019, pouco mais da metade (50,76%) tem impressões digitais registradas no sistema da Justiça Eleitoral, segundo os dados atualizados até esta quinta-feira (6).

A biometria é obrigatória neste ano em 478 municípios paulistas. Na Grande São Paulo, a lista inclui 15 municípios onde moram mais de 1 milhão de eleitores, mas cerca de 590 mil deles ainda não fizeram o cadastro.

Em 169 dos 478 municípios, o índice de eleitores com biometria cadastrada ainda é menor que 50% —São Caetano do Sul, por exemplo, tem somente 47% dos eleitores com a biometria em dia.  ​

A lista completa de municípios em que a biometria é obrigatória em 2019 está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O prazo varia entre 30 de agosto e 19 de dezembro, dependendo da cidade.

Para cadastrar as impressões digitais, o eleitor deve agendar atendimento no site do TRE-SP, que vai indicar o cartório eleitoral mais próximo. Também é possível fazer a biometria nos Postos do Poupatempo que prestam serviços eleitorais, com agendamento direto no site do Poupatempo.

Na data e hora agendados, o eleitor deve levar documento de identificação oficial e comprovante de residência de até três meses, além do título de eleitor, se tiver.

Quem mora em um dos 478 municípios de cadastro obrigatório e não fizer a biometria dentro do prazo terá o título cancelado —o que impede o eleitor de tirar passaporte, CPF e carteira de identidade.

O Código Eleitoral também prevê outras penalidades, como a proibição de participar de concursos públicos, impossibilidade receber empréstimos de instituições financeiras públicas ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino público.

O TRE-SP recomenda que os eleitores procurem regularizar a situação o quanto antes, para evitar filas nos últimos dias antes do prazo.

No Brasil, 1.300 municípios de 17 estados foram incluídos no planejamento de biometria em 2019. A meta é cadastrar 21,5 milhões de eleitores neste ano para garantir que eles sejam reconhecidos pelas impressões digitais durante as eleições municipais de 2020.

O Tribunal Superior Eleitoral espera concluir a revisão biométrica em todo o país até 2022.


CADASTRO BIOMÉTRICO OBRIGATÓRIO EM SP

Como saber se eu preciso fazer a biometria ainda em 2019?
A lista dos 478 municípios paulistas em que o cadastro é obrigatório está disponível no site do TRE-SP. Eleitores da cidade de São Paulo não precisam fazer a biometria neste ano, mas o TRE-SP recomenda que realizem o cadastro o quanto antes

Como agendar o atendimento?
O agendamento precisa ser feito pelo site do TRE-SP ou no site do Poupatempo

O que preciso levar?
Um documento de identificação oficial e comprovante de residência de até três meses, além do título de eleitor, se tiver

O que acontece se eu não regularizar meu título?
Quem não resolver as pendências fica impossibilitado de tirar CPF, RG e passaporte. Também não pode assumir cargos públicos, renovar matrícula em instituição de ensino pública, conseguir empréstimos em bancos públicos, dentre outras consequências previstas no Código Eleitoral

O eleitor com mais de 70 anos precisa cadastrar as impressões digitais?
Se morar em um dos municípios onde o cadastro é obrigatório e não fizer a biometria, terá o título cancelado e não poderá votar. Porém, como o voto é facultativo para quem passou dos 70 anos, esse eleitor não terá outras restrições na vida civil, tais como tirar passaporte e CPF, ou obter empréstimos e benefícios federais

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.