Jornalista Daniela Lima é a nova apresentadora do Roda Viva, da TV Cultura

Editora do Painel, que vai acumular as funções, diz que pretende 'abrir a roda' para o debate em momento de opiniões cerradas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A editora do Painel da Folha, Daniela Lima, 33, será a nova apresentadora do Roda Viva, programa semanal de entrevistas da TV Cultura, emissora pública de São Paulo.

Com estreia prevista para o início de agosto, ela vai substituir Ricardo Lessa, que ancora o programa desde abril do ano passado, tendo entrado no lugar de Augusto Nunes. O programa deve ganhar novo cenário.

"É uma responsabilidade muito grande, o Roda Viva tem uma história", diz Daniela. "Quero fazer com pluralidade, abrindo a roda para o diálogo num momento do país em que as pessoas estão cada vez mais cerradas nas suas próprias opiniões."

A jornalista Daniela Lima, editora do Painel da Folha
A jornalista Daniela Lima, editora do Painel da Folha - Bruno Santos - 19.fev.19/ Folhapress

Décima quarta titular do programa em quase 33 anos, ela vai acumular a mediação das entrevistas com a edição da coluna. Daniela não será a primeira jornalista da Folha a trabalhar simultaneamente no programa. De 1995 a 1998, o apresentador do Roda Viva foi Matinas Suzuki Jr., à época editor-executivo do jornal.

O Roda Viva estreou em 29 de setembro de 1986, em meio à campanha eleitoral para os governos estaduais e o Congresso, entrevistando Paulo Brossard (1924-2015), então ministro da Justiça.

Mediado por Rodolpho Gamberini, seu primeiro apresentador, era uma criação da equipe do diretor de programação Roberto Oliveira. Foi uma das primeiras inovações da gestão de Roberto Muylaert como presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura.

Participaram da bancada de entrevistadores na estreia, entre outros, os jornalistas Cláudio Abramo, Paulo Moreira Leite, Míriam Leitão e Augusto Nunes.

Daniela Lima será a quarta mulher entre os 14 apresentadores da história do programa. Além de Gamberini, Suzuki e Lessa, ele foi ancorado por Augusto Nunes, Jorge Escosteguy, Rodolfo Konder, Roseli Tardelli, Heródoto Barbeiro, Paulo Markun, Carlos Eduardo Lins da Silva, Lillian Witte Fibe, Marília Gabriela e Mario Sergio Conti. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.