Avó de Michelle Bolsonaro é transferida após dois dias em maca no corredor de hospital

Maria Aparecida, 78, entrou em unidade da Ceilândia na quinta com suspeita de fratura no fêmur

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Avó materna da primeira-dama Michelle Bolsonaro, Maria Aparecida Firmo Ferreira, 78, passou dois dias em uma maca improvisada nos corredores do Hospital Regional de Ceilândia, na periferia de Brasília, à espera de atendimento.

Ela deu entrada no hospital na quinta-feira (8) com suspeita de fratura no fêmur e ficou na maca até a noite deste sábado (10). Menos de uma hora depois de a Folha ter procurado o governo do Distrito Federal, a idosa foi transferida para uma unidade com mais estrutura, o Hospital de Base.

Segundo a assessoria de imprensa do GDF (Governo do Distrito Federal), o governador Ibaneis Rocha (MDB) estava acompanhando a situação e o hospital para onde Maria Aparecida foi transferida tem uma estrutura de pronto-socorro mais eficiente. A administração distrital informou também que ela já estava sendo atendida na unidade onde estava até a noite de sábado.

A avó da primeira-dama afirmou que se acidentou na manhã do mesmo dia que deu entrada no hospital, na casa em que mora na favela Sol Nascente, também na periferia de Brasília.

Maria Aparecida Firmo, 78, avó da primeira dama Michelle Bolsonaro
Maria Aparecida Firmo, 78, avó da primeira dama Michelle Bolsonaro - Daniel Carvalho/Folhapress

Uma de suas galinhas teria passado para a casa do lote ao lado.

"Fui pedir à mulher para pegar a galinha. O pitbull avançou no portão. Se ele pega meu rosto, tinha acabado comigo. Aí, naquele susto, caí de costas. Caí, quebrei meu fêmur e estou no corredor de espera. Tem gente aqui que tem mais de 20 dias, 30 dias e não chama [para cirurgia]. Quanto mais eu, que estou com três dias, né?", disse Maria Aparecida à Folha na tarde deste sábado (10), deitada na maca que lhe servia de leito improvisado, em meio a várias outras no hospital de Ceilândia.

Sua neta e o presidente Jair Bolsonaro moram no Palácio da Alvorada, a 37 km de distância do hospital onde a idosa estava.

Acompanhada de uma tia de Michelle, Maria Aparecida disse que sofre de osteoporose e que aguarda uma cirurgia na perna direita —a mesma que machucou na quinta-feira— há cinco anos.

"Sou vó dela, [mas] ela ainda não sabe [do acidente]. Tenho o telefone dela não. Que não falo [com Michelle], tem já cinco anos. O dia que o pai dos meus filhos morreu, ela que pagou o enterro, ficou com a gente lá. Foi o último dia que eu vi."

A avó diz não ter havido nenhuma briga entre ela e a neta. "Ela [se] afastou de mim. Não quis nada mais comigo", afirmou. "Era meu prazer se ela viesse, [mas] ela não vem não."

Ao falar da relação com Michelle, Maria Aparecida afirmou ainda que uma de suas noras trabalha como babá da filha do casal presidencial, Laura, 8.

"Quando ela morava no Rio, chamava minha filha, chamava a família toda para ir lá, não chamou nem eu, nem essa aí [Fátima, filha que a acompanhava no momento da entrevista], nem Aparecida, nem Gilmar, nem Gilberto, tudo meus filhos. Ela chamou o João, que é policial, com a mulher dele, o Tonho com a mulher dele, que é essa que trabalha lá para ela. Não chamou a gente", disse.

Quando questionada se desejava ser transferida para um outro hospital, ela chorou.

"Eu quero é fazer minha cirurgia. Seja lá o que Deus quiser. Não dou conta nem de mexer com o dedo do pé direito. Não dou conta de pentear meu cabelo, não dou conta de comer com minha mão, não dou conta de sentar. A coisa mais triste é ficar dependendo dos outros em negócio de higiene."

Ela, então, diz que, neste sábado, apareceram apenas enfermeiros e que queria ser amparada por alguma profissional do gênero feminino.

Maria Aparecida Firmo, 78, avó da primeira dama Michelle Bolsonaro
Maria Aparecida Firmo, 78, avó da primeira dama Michelle Bolsonaro, em corredor do hospital público de Ceilândia, cidade-satélite de Brasília Crédito: Daniel Carvalho/Folhapress - Daniel Carvalho/Folhapress

A Folha procurou na noite deste sábado a assessoria de comunicação do Palácio do Planalto, que informou estar em busca de um posicionamento.

Sobre o hospital, onde há outros pacientes também sendo atendidos nos corredores, o governo do Distrito Federal informou que unidade é um dos equipamentos que está sofrendo reformas, a primeira em 40 anos, e tem deficiências, além de ser insuficiente para cuidar da população da maior cidade do DF.  De acordo com o GDF, o hospital tem 317 leitos e 31 ortopedistas.

"O Hospital de Ceilândia está passando por um amplo serviço de manutenção e reforma, depois de ficar sem contrato por mais de dois anos. Atende a um população de mais de um milhão de pessoas, incluindo a região do Entorno. A direção do hospital informa que está iniciando, na próxima semana, uma força-tarefa de cirurgias ortopédicas para desafogar o Pronto Socorro”, diz o governo.

De acordo com a assessoria, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou nesta sexta-feira (9) a construção de um novo hospital para a cidade, com 380 leitos, além de um materno-infantil, com 180 leitos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.