Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Pergunta para o Paulo Guedes, diz Bolsonaro sobre piora em indicadores

Levantamento da Folha aponta que no primeiro semestre, 44 indicadores pioraram e 28 melhoram

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro evitou fazer coment√°rios sobre o levantamento publicado pela Folha neste domingo (11) que mostra uma deteriora√ß√£o de indicadores do pa√≠s no primeiro semestre de seu governo.

‚ÄúPergunta para o Paulo Guedes, pergunta para o Paulo Guedes. Outra pergunta‚ÄĚ, disse Bolsonaro, solicitando que rep√≥rteres que o acompanhavam abordassem outro assunto.

Bolsonaro cercado de apoiadores enquanto passeia de moto em Brasília
Bolsonaro cercado de apoiadores enquanto passeia de moto em Brasília - Folhapress

A compilação de quase 90 indicadores nacionais, que vão da economia ao meio ambiente, mostra que a maioria deles regrediu nos primeiros seis meses da gestão de Bolsonaro.

A Folha analisou 87 estat√≠sticas oficiais e de estudiosos que t√™m n√ļmeros atualizados at√© algum ponto do primeiro semestre de 2019 e as cruzou com os dados de 2018. Desse total, 44 pioraram, 15 permaneceram est√°veis e 28 apresentaram alguma melhora.

Entre os indicadores que mais apresentam deteriora√ß√£o est√£o os de educa√ß√£o, sa√ļde e meio ambiente. Os dados oficiais reunidos pelo Minist√©rio da Justi√ßa apontam melhora nos √≠ndices de criminalidade. Na economia, h√° um equil√≠brio.

Bolsonaro passeou por Bras√≠lia na manh√£ deste domingo. No Lago Parano√°, andou de jet ski. Depois seguiu de moto para uma feira de artesanato, onde foi recebido em meio a um misto de gritos de ‚Äúmito‚ÄĚ e ‚Äúfascista‚ÄĚ.

Antes de subir no jet ski, Bolsonaro disse que tem a "carteirinha de arrais-amador".

Embora a habilita√ß√£o "arrais-amador" d√™ direito a conduzir embarca√ß√Ķes em navega√ß√£o interior (canais, rios e lagos), ela n√£o √© v√°lida para a categoria de moto aqu√°tica, como √© denominado o jet ski pela Marinha.

Segundo a Marinha, desde 2012, a categoria arrais-amador deve ser complementada com a habilitação "motonauta" caso a pessoa deseje conduzir uma moto aquática. O presidente não informou se tem essa autorização.

Em abril deste ano, Bolsonaro circulou de moto por Guarujá (SP) com o capacete levantado, infração considerada equivalente a andar sem capacete.

Neste domingo, o presidente também andou de moto por Brasília, mas usou o capacete.

Visivelmente impaciente em uma das paradas nas quais falou à imprensa, o presidente foi questionado se encontraria os filhos neste domingo de Dia dos Pais.

‚ÄúN√£o, eu vou encontrar a minha av√≥‚ÄĚ, respondeu Bolsonaro. Depois explicou: ‚ÄúA minha av√≥ morreu. Infelizmente j√° morreu. Mais alguma pergunta?

Tópicos relacionados

Coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.