Livro busca entender oscilações recentes da democracia brasileira

'O Pêndulo da Democracia' será lançado nesta quinta (12) em SP acompanhado de bate-papo

São Paulo

Como entender as oscilações pelas quais a democracia brasileira tem passado entre 2013 e 2018 e para onde ela deve pender nos próximos anos?

A discussão desse desafio é proposta pelo cientista político Leonardo Avritzer com o livro “O Pêndulo da Democracia” (Ed. Todavia), que será lançado nesta quinta (12), às 19h, no espaço Tapera Taperá, em São Paulo (av. São Luis, 187, 2º and, loja 29 - Galeria Metrópole).

Para isso, o professor de ciência política da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) retoma eventos políticos cruciais dos últimos anos, como os protestos de 2013 e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.

A eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência em 2018 e sua exaltação a um período sem democracia da história brasileira também recebem atenção na obra.

Avritzer também debate, em meio a esse turbilhão político, a satisfação do brasileiro com a democracia e com o sistema político atual para tentar entender os próximos movimentos desse pêndulo.

O evento de lançamento do livro em São Paulo contará com bate-papo do autor com o cientista político André Singer, mediado pela jornalista Daniela Lima, editora do Painel, da Folha, e âncora do programa Roda Viva (Cultura).

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.