Apesar de imperfeita, democracia é o melhor sistema, afirma Mourão

Fala do vice ocorre horas depois de filho de Bolsonaro defender AI-5 contra 'radicalização da esquerda'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Curitiba

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta quinta-feira (31) que a democracia é o melhor sistema, apesar de imperfeito.

A fala ocorreu durante uma palestra do vice na Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (SC), horas depois de o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmar que resposta para radicalização da esquerda “pode ser um novo AI-5”.

Sem citar a fala do deputado, Mourão afirmou que o governo Bolsonaro se pauta por pilares da civilização ocidental, incluindo a democracia.

O vice Hamilton Mourão durante evento em associação empresarial em Jaraguá do Sul (SC) nesta quarta-feira 31
O vice Hamilton Mourão durante evento em associação empresarial em Jaraguá do Sul (SC) nesta quarta-feira (31) - Reprodução Twitter

“Por mais imperfeito que seja o sistema democrático, já dizia Winston Churchill [ex-primeiro-ministro do Reino Unido]: ‘é o melhor de todos’”, declarou.

Após ser desautorizado inclusive por seu pai, Eduardo Bolsonaro voltou atrás e afirmou que "não existe qualquer possibilidade de retorno do AI-5".

O vice-presidente emendou dizendo que o Brasil não é como a China, que vive num regime comunista. “A coisa não funciona assim, a democracia é a eterna busca do equilíbrio, é o três, o tripé, o número perfeito”, completou.

Na semana passada, quando esteve no país oriental, Bolsonaro respondeu que estava em um país capitalista quando questionado sobre o possível apoio ao regime local.

Mourão acrescentou aos pilares do governo o pacto de gerações, que incluiria a garantia de um país “organizado” entre várias gerações.

“O pacto de gerações estava sendo rompido anteriormente com a Previdência”, declarou, afirmando que, sem a reforma feita pelo atual governo, os jovens de hoje não teriam acesso ao benefício no futuro.

Ele defendeu também o capitalismo como saída para se estabelecer um sistema de liberdade de empreendimento com quebra da desigualdade social.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.