Festival no Rio discute rumos do jornalismo no Brasil

Organizado por veículos com origem digital, evento 3i terá participação de profissionais da Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Discutir desafios e visualizar soluções para o jornalismo no Brasil e no mundo. Esse é o objetivo do Festival 3i - Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, que começa nesta sexta-feira (18) e vai até domingo (20) na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro.

O evento é organizado por 13 veículos jornalísticos, todos nativos digitais. A programação traz workshops e mesas de discussão sobre temas como fact-checking, elaboração de projetos, modelos de negócios, podcasts e introdução à reportagem investigativa.

O evento contará com a participação de dois jornalistas da Folha.

Redação da Folha de S.Paulo, em São Paulo. Profissionais do jornal tomarão parte em discussões no Festival 3i
Redação da Folha de S.Paulo, em São Paulo. Profissionais do jornal tomarão parte em discussões no Festival 3i - Lalo de Almeida - 19.jan.2018/Folhapress

O repórter Fabiano Maisonnave, correspondente em Manaus, é um dos debatedores da mesa que vai abordar os riscos ao jornalismo investigativo, no sábado.

No dia seguinte, será a vez da editora de Diversidade, Paula Cesarino Costa, participar de mesa que vai discutir a ampliação da diversidade nas redações. Costa também foi ombudsman do jornal até maio deste ano.

Os 13 veículos digitais que organizam o Festival 3i são: ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Congresso em Foco, Énois, JOTA, Marco Zero Conteúdo, Nexo, Nova Escola, Poder360, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil. 

O evento tem como parceiros o Google News Initiative e o Facebook. Também apoiam o festival a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

Ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla – estudantes têm direito a meia-entrada. Várias oficinas já estão com vagas esgotadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.