Produção de podcasts da Folha vence prêmio de mídia do ano

Associação destacou consolidação de portfólio de programas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A produção de podcasts da Folha foi agraciada na edição de 2019 do Prêmio Mídia do Ano da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), na categoria mídia digital.

Ao justificar o prêmio, a entidade ressaltou que o jornal inova e acompanha as mudanças tecnológicas “sem deixar de lado seus princípios editoriais”.

“Ao longo de 2019, em meio a uma vasta oferta de podcasts do mercado, a Folha se destacou ao consolidar um portfólio de programas neste formato, incorporado a ele os seus princípios éticos, estéticos e técnicos”, afirma a Aberje.

A associação destacou a contribuição para o debate público do podcast Presidente da Semana, que contou em 2018 a história dos presidentes do Brasil. Escrito e apresentado por Rodrigo Vizeu e com edição de som de Victor Parolin, o programa em áudio serviu depois de base a um livro de autoria de Vizeu, lançado pela HarperCollins Brasil.

A Aberje citou ainda o Café da Manhã, podcast diário de notícias produzido em parceria com o Spotify, “estabelecido como um dos mais populares do país”. O programa é apresentado por Vizeu e Magê Flores, com produção de Amanda Lüder e edição de som de Thomé Granemann.

A atual produção de podcasts da Folha começou em 2017, com A História Como Ela Foi, de Vizeu. Durante o pleito de 2018 também foi produzido o programa Eleição na Chapa, outra parceria com o Spotify. O jornal produziu também o Todas as Letras, sobre diversidade sexual e produzido por Renan Sukevicius.

 

Além do Café da Manhã, estão atualmente no ar os podcasts 40 Semanas, sobre gravidez, de Sukevicius e Melina Cardoso; Expresso Ilustrada, que trata de cultura e é hoje apresentado por Bruno Molinero e Isabella Menon; e Ilustríssima Conversa, com entrevistas com autores de livros de não ficção ou de pesquisas acadêmicas, coordenado pela equipe do caderno.

Integram também a produção do jornal o Bola de Chumbo, série de Bruno Rodrigues e Alberto Nogueira sobre momentos em que futebol e política se misturaram; e Do Lado Direito do Peito, de Fábio Zanini, sobre a ascensão da direita no Brasil e no mundo; e Folha na Sala, de Ricardo Ampudia e Fábio Takahashi, programa sobre educação feito em parceria com o Itaú Social.

A Folha produz ainda um boletim diário em áudio com um resumo curto das notícias do dia, com edições no começo da manhã e no fim da tarde. Ele pode ser acessado por smartphones e alto-falantes ativados por comandos de voz.

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.