Governo Doria pede dados de celulares de servidores para apurar suposta fake news

Secretaria solicitou planilhas sobre vídeos recebidos por funcionários, mas diz que colaboração é voluntária; categoria vê constrangimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo João Doria (PSDB) solicitou informações contidas em celulares de funcionários da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo sob a justificativa de embasar investigações sobre a origem de mensagens apócrifas que circulam no WhatsApp.

A intenção do governo é saber quem produziu e distribuiu vídeos que falam em atos não comprovados de corrupção na pasta, que é comandada pelo ex-ministro Henrique Meirelles.

O pedido para obtenção de dados e produção de relatórios sobre o recebimento dessas supostas fake news provocou reação de funcionários, que falam em caça às bruxas e constrangimento. A pasta estadual afirma que a colaboração é voluntária e que ninguém está obrigado a disponibilizar as informações solicitadas pelos chefes.

Os vídeos que chegaram aos servidores apontam suspeita de práticas ilícitas, sem comprovação, de integrantes da cúpula do setor de fiscalização. 

O governador de São Paulo, João Doria, e o secretário da Fazenda, Henrique Meirelles - Pedro Ladeira - 10.jan.2019/Folhapress

O material tem circulado entre os funcionários desde 25 de novembro e foi enviado aos celulares muitas vezes por meio de um número com código de área dos Estados Unidos.

O pedido dos dados contidos nos aparelhos foi feito por meio de ofício assinado no último dia 12 pelo coordenador administrativo da secretaria, Gustavo de Magalhães Gaudie Ley. O comunicado foi enviado aos delegados regionais tributários, superiores hierárquicos diretos dos fiscais de rendas, e obtido pela Folha.

O documento gerou reação de fiscais, que apontam constrangimento para quem se recusar a fornecer informações de seus celulares aos chefes.

O coordenador Ley pede aos delegados que verifiquem em suas unidades “as pessoas que receberam vídeos contendo as referidas notícias falsas, que tenham sido enviadas a partir de número de origem desconhecida”.

Ele solicita que os delegados elaborem “planilha contendo o número de origem, a data/hora do recebimento e o nome da pessoa que recebeu” e depois encaminhem o material a ele. O prazo para a confecção e envio dessas planilhas se encerrou na segunda (16).

Segundo Ley, as informações também serão repassadas à polícia. Ele diz que sua coordenadoria já registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Fraudes Patrimoniais Praticadas por Meios Eletrônicos e pediu apuração da Corregedoria de Fiscalização Tributária.

“Esta coordenadoria vem adotando todas as providências cabíveis com vistas a apurar a origem e autoria dos vídeos que vêm sendo divulgados em redes sociais (...) contendo notícias falsas contra autoridades fiscais que exercem funções de comando nesta secretaria, acusando-as de condutas que caracterizariam crimes, no entanto sem apresentar qualquer embasamento, visto que inexistente”, diz o coordenador no ofício.

No estado, existem 18 Delegacias Regionais Tributárias e 41 postos fiscais.

Após o ofício de Ley, o Sinafresp (Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo) divulgou um comunicado interno aos seus filiados para alertá-los que “eles não estão obrigados a exibir o conteúdo dos seus celulares e, especialmente, as comunicações neles mantidas, a quem quer que seja, se não por ordem judicial”.

“Havendo o desejo de colaborar com a apuração nessa fase inicial, recomendamos que os filiados restrinjam as informações aos números de celular que enviaram os vídeos originalmente, não havendo necessidade de fornecer números de colegas que tenham se limitado a encaminhar a mensagem.”

Procurado, o sindicato informou que "defende irrestritamente qualquer tipo de apuração" e que "até o momento não foi acionado por qualquer ato coercitivo relacionado ao memorando".

Atingida por denúncias de corrupção ao menos desde 2015, a Secretaria da Fazenda de São Paulo passou neste ano por uma crise interna após a prisão do ex-corregedor Marcus Vinícius Vannucchi sob suspeita de cobrar propina para engavetar investigações sobre funcionários. Vannucchi sempre negou ter cometido irregularidades.

Em junho, a Folha revelou que a pasta tem processado servidores que informaram a autoridades como o Ministério Público sobre suspeitas de corrupção na pasta.

Especialistas em direito do trabalho consultados pela reportagem afirmam que o comunicado do último dia 12 pode até motivar uma ação por danos morais, caso fique comprovado que houve constrangimento.

“Quando há uma relação hierárquica, na qual um superior pede algo porque ele também recebeu o pedido de uma ordem maior, há constrangimento mesmo que não venha com uma aura de obrigação”, afirma Sarah Hakim, presidente a AATSP (Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo).

“Se você negar [o pedido], se deduz que você teria recebido a informação ou se envolvido com ela de alguma forma.”

A chefia pode solicitar essas informações, no entanto, caso os celulares tenham sido fornecidos pelo empregador para uso no trabalho. Agentes fiscais de rendas não usam, atualmente, celulares do governo, apenas pessoais.

“No caso do celular pessoal, o funcionário não é obrigado a fornecer essa informação e se ele se sentir constrangido, pode pedir indenização por danos morais. Mas teria que provar que esteve em situação tida como vexatória”, diz o advogado trabalhista André Villac Polinesio.

Procurada, a Secretaria da Fazenda disse por meio de nota que o memorando distribuído aos delegados tributários “tem o único e exclusivo propósito de incentivar a colaboração voluntária dos servidores que estejam dispostos a colaborar com as autoridades policiais que investigam o caso”.

“As informações obtidas por meio da colaboração voluntária dos servidores serão encaminhadas para a Corregedoria da Secretaria da Fazenda e Planejamento, que abriu procedimento, a pedido da Coordenadoria de Administração Tributária, para apurar o teor e a circulação de vídeos com denúncias de supostas irregularidades”, diz a pasta, acrescentando que o memorando "se trata de instrumento de comunicação interna restrito aos agentes fiscais de rendas".

“A coordenadoria também pediu que a Polícia Civil conduzisse investigações no sentido de identificar a origem das mensagens. A identificação e a elucidação das ‘fake news’ é essencial para combater a intimidação ao legítimo e necessário exercício das atividades fiscais.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.