Olavo de Carvalho anuncia jornal online Brasil Sem Medo

Novo veículo, a ser lançado no dia 19, promete 'distinção clara entre notícia e análise', mas sem 'isentismo'

São Paulo

O escritor Olavo de Carvalho, que é referência para parte do governo Jair Bolsonaro, anunciou em vídeo no YouTube, nesta sexta-feira (6), o lançamento no próximo dia 19 do Brasil Sem Medo, que descreve como "o maior jornal conservador da internet brasileira".

Dizendo que ele "terá diariamente notícias, artigos, podcasts etc.", Carvalho acrescenta ser possível acessar "desde já grande parte desse material", inclusive textos seus, do editor-chefe, Paulo Briguet, e do editor-executivo, Silvio Grimaldo.

Na página brasilsemmedo.com, o escritor é anunciado como presidente do Conselho Editorial. Procurado, Briguet, que é colunista da Folha de Londrina, respondeu que eles só deverão falar sobre o novo veículo após o lançamento.

Em seu manifesto, o jornal online afirma que vai adotar "uma distinção clara entre notícia e análise", mas sem se "refugiar no patético isentismo da nova esquerda e do velho centrão".

Acrescenta que "não é um instrumento para criação de um futuro ilusório e inatingível, como quer a esquerda progressista, mas também não é o perseguidor de um passado que jamais existiu, como sonha a direita nostálgica".

Quanto ao modelo de negócios, adianta apenas, em mensagem ao leitor, que: "Para garantir o caráter livre e independente do Brasil Sem Medo, você terá um papel fundamental. Ao tornar-se assinante, por um mínimo de investimento, você terá acesso ao máximo de informação".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.