Primeiro prefeito do PT, Gilson Menezes morre aos 70 anos

Um dos fundadores do partido, foi líder das greves no ABC paulista no final dos anos 1970

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Gilson Menezes, um dos fundadores do PT e primeiro prefeito eleito pelo partido, morreu neste domingo (23), aos 70 anos.  

Em nota, o PT informou que Gilson estava em Santa Catarina há quatro meses, na busca de um transplante de rim. A causa da morte não foi informada. 

Gilson Menezes, ex-prefeito de Diadema (SP), em 1995
Gilson Menezes, ex-prefeito de Diadema (SP), em 1995 - Rosane Marinho/Folhapress

Baiano da cidade de Miguel Calmon (360 km de Salvador),  ​Gilson Menezes chegou a Diadema (SP) aos 11 anos. Metalúrgico, foi um dos líderes das greves de 1979 no ABC paulista.

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980, elegeu-se prefeito de Diadema em 1982, posto que ocupou de 1983 a 1988. 

Comandaria novamente a cidade de 1997 a 2000, desta vez filiado ao PSB . Foi ainda vice-prefeito de Diadema, de 2009 a 2012, pelo mesmo partido, na administração de Mário Reali (PT) .

Luiz Carlos Prestes e o então prefeito de Diadema Gilson Menezes durante inauguração da escola de educação especial Olga Benário Prestes, em Diadema (SP), em 1988
Luiz Carlos Prestes (à esq.) e o então prefeito de Diadema Gilson Menezes (em frente à placa) durante inauguração da escola de educação especial Olga Benário Prestes, em Diadema (SP), em 1988 - Bel Pedrosa/Folhapress

Sua última candidatura foi em 2016, pelo PDT, quando tentou uma vaga na Câmara dos Vereadores de Diadema, mas não foi eleito.

 O enterro está previsto para acontecer às 10h desta segunda-feira (24).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.