Descrição de chapéu

Bolsonaro já vê fissuras até no cercadinho de sua claque no Alvorada

Vídeo em que haitiano critica presidente se soma a críticas feitas por antigos aliados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A atitude negacionista de Jair Bolsonaro diante da gravidade do coronavírus vai abrindo fissuras na redoma em que o presidente acreditava estar protegido.

Acostumado a buscar refúgio apenas entre apoiadores que demonstram fidelidade absoluta, ele se tornou exposto a cada vez mais críticas em ambientes que antes pareciam confortáveis.

Um episódio foi especialmente simbólico: a cena em que um imigrante haitiano disse a Bolsonaro que ele representa um risco para a população. "Você não é presidente mais. Precisa desistir. Você está espalhando o vírus e vai matar os brasileiros", afirmou o homem.

O vídeo foi gravado em frente ao Palácio da Alvorada, no cercadinho em que costumam se aglomerar apenas seguidores mais devotados do governo. É ali que Bolsonaro se abriga quando quer evitar questionamentos da imprensa e ouvir apenas que está fazendo tudo certo.

A cadeia de adulação se quebrou. Atônito, o presidente disse que não entendia o que o imigrante falava, mas o homem continuou seu discurso, até que foi interrompido por apoiadores que ensaiaram uma vaia.

O caso sugere que Bolsonaro pode estar diante de uma crise de imagem, com alto potencial de contágio. A gravação, feita supostamente na noite de segunda (16), ganhou as redes sociais e grupos de WhatsApp —ironicamente, as ferramentas favoritas do bolsonarismo para espalhar suas versões dos fatos.

Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores na frente do palácio do planalto, ao final da manifestação em favor do seu governo feita na manhã deste último domingo (15)
Presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores na frente do palácio do planalto, ao final da manifestação em favor do seu governo feita na manhã deste último domingo (15) - Pedro Ladeira/Folhapress

Os questionamentos em relação às atitudes do presidente no meio da pandemia tendem a se espalhar, não apenas entre opositores. Cenas como essa têm potencial para provocar incertezas também numa faixa de apoiadores que podem ser considerados mais moderados.

A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP), que quase foi vice de Bolsonaro na eleição de 2018, afirmou que o presidente deveria sair do cargo por ter contrariado as recomendações de seu próprio ministro da Saúde ao estimular e participar dos protestos contra o Congresso no último domingo (15).

O incômodo era claro até entre bolsonaristas relativamente fervorosos, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Ele foi a um protesto pró-governo na capital do estado e pediu que o movimento fosse interrompido. Terminou vaiado pelos apoiadores do presidente.

Se mantiver o discurso de que as reações ao coronavírus são apenas histeria, Bolsonaro será obrigado a enfrentar um desconforto crescente mesmo entre eleitores e aliados.

Questões de saúde pública são especialmente sensíveis para qualquer governante, uma vez que seus efeitos estão presentes no dia a dia da população. A conduta de Bolsonaro, portanto, estará em julgamento por milhões de brasileiros durante o avanço da Covid-19.

O presidente amplia essa fragilidade ao adotar um comportamento absolutamente excêntrico, rebatendo os perigos da doença, enquanto governos de todo o mundo tomam medidas cada vez mais drásticas para contê-la.

Bolsonaro mostra que insistirá nessa estratégia e que pretende recorrer ao apoio das alas mais radicais de sua rede de apoiadores, como sinalizou nos protestos de domingo.

O presidente continua buscando sua zona de conforto. Mas antigos apoiadores, como Janaina Paschoal, querem vê-lo do outro lado do cercadinho do palácio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.