Em reação a Bolsonaro, governadores farão reunião para debater crise

Chefes dos Executivos estaduais tomaram atitude após entrevista do presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em reação à radicalização do discurso do presidente Jair Bolsonaro das últimas horas, governadores dos 27 estados decidiram mobilizar-se à margem da orientação federal.

Uma videoconferência com os chefes dos Executivos estaduais deve ocorrer na tarde desta quarta-feira (25) para debater estratégias de contenção do coronavírus à luz da pressão de Bolsonaro para que o isolamento da população seja flexibilizado.

Governadores começaram a trocar mensagens na noite desta terça-feira (24), logo após o pronunciamento do presidente em rede nacional de TV, em que atacou a imprensa, pediu a volta às aulas e mais uma vez minimizou os riscos da doença para a saúde pública.

Em geral, os governadores defendem as medidas de restrição à mobilidade da população para conter acurva de propagação do covid-19, em linha como que prega a maioria dos infectologistas.

A gota d´água, no entanto, foi a entrevista de Bolsonaro dada pela manhã em frente ao Palácio do Alvorada, em que o presidente disse que a prioridade deveria ser a retomada da atividade econômica e citou até riscos para a democracia.

Foi esse o fator que levou os governadores a combinarem a reunião, da qual não participarão, a princípio, Bolsonaro nem representantes do governo federal.

Desde o início da crise, o presidente tem tido atitude crítica aos governadores, especialmente os de São Paulo, João Doria (PSDB) e Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), vistos como possíveis adversários na corrida presidencial em 2022.

Em entrevista à TV Record no domingo (22), o presidente chegou a dizer que a população está sendo enganada pelos governadores e em breve descobrirá isso.

A declaração provocou irritação em diversos governadores, que se veem na linha de frente do combate ao vírus e sentem-se boicotados pelo presidente, que estaria preocupado apenas com a situação econômica.

Segundo Doria, os governadores vão se reunir porque estão "muito unidos e muito sintonizados na nossa missão e na nossa responsabilidade de proteger vidas e defender os cidadãos de cada um dos seus estados.

"Diante da manifestação errática do presidente Jair Bolsonaro, esses governadores tomaram a iniciativa de promover essa reunião hoje sempre com o objetivo de proteger vidas", declarou, durante sua entrevista coletiva diária no Palácio dos Bandeirantes..​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.