Descrição de chapéu Coronavírus

Lula critica atuação de Bolsonaro na crise do coronavírus e elogia imprensa

Ex-presidente petista disse que Bolsonaro precisa governar para 210 milhões e não para seu ego

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou sua rede social nesta quinta-feira (19) para criticar a atuação do governo Jair Bolsonaro no combate à pandemia de coronavírus.

"O governo não estava preocupado em orientar o povo, estava preocupado em se desfazer da imagem negativa que ele se permitiu criar de tanta bobagem que falaram durante essa última semana", afirmou Lula.

O petista se referiu à entrevista à imprensa de Bolsonaro e seus ministros, na quarta (18), em que todos apareceram de máscara. Na ocasião, o presidente mudou o tom e anunciou medidas contra a crise que, dias antes, havia chamado de "histeria" e "fantasia", o que gerou críticas da população.

"Bolsonaro deveria governar para 210 milhões e não apenas ficar governando para satisfazer seu ego ou o ego dos seus filhos", afirmou o petista. "Pare de se olhar no espelho", disse Lula a Bolsonaro.

Lula chamou a entrevista de "show de narcisismo", de "patética" e disse que "serviu apenas para demonstrar que neste instante não temos governo".

"Não temos alguém que seja capaz de orientar as pessoas. Está preocupado com a sua imagem, está preocupado com os seus panelaços, com as suas manifestações, está preocupado em se autodenominar mito", disse Lula.

"Governo existe não para falar ou fazer bobagem, governo existe para governar cuidar das pessoas e daquelas que mais precisam", completou.

O petista ainda elogiou o papel da imprensa. "Se tem uma coisa que nesses últimos dias tem funcionado perfeitamente bem, do ponto de vista da qualidade da informação, é a imprensa brasileira."

"Todo mundo sabe que eu sou muito crítico à imprensa, mas tenho que reconhecer. Se tem uma instituição que prestou um serviço de informação 24h por dia ao povo brasileiro foi a imprensa", completou.

Lula esteve na Europa e retornou ao Brasil na última quinta-feira (12). Ele, que tem 74 anos, diz estar em quarentena e pediu que todos os brasileiros se cuidem, tenham cuidados de higiene e fiquem em casa.

Desde a volta da viagem, Lula estava discreto nas redes sociais e diz ter decidido gravar o pronunciamento diante de muitas perguntas sobre seu sumiço e especulações de que estivesse com Covid-19.

O petista afirmou ainda que resolveu falar porque ficou inconformado com a atitude de Bolsonaro.

Para Lula, o presidente deveria ter anunciado mais verba para o SUS, mais leitos e mais médicos, além de assegurar que as pessoas não vão ser demitidas por ficarem em casa e que vão receber seus salários.

O governo Bolsonaro já anunciou que vai permitir que empresas cortem em até 50% a jornada e os salários de trabalhadores em meio ao avanço da crise do coronavírus.

Lula defendeu que o governo gaste mais para superar a crise. "Que o Tesouro coloque quantos bilhões forem necessários para salvar a vida dos seres humanos brasileiros."

"Não fique preocupado com déficit fiscal, gaste o quanto for necessário gastar, porque depois que a gente salvar o povo, vamos discutir como salvar a economia e fazer o país voltar a crescer", disse.

O petista também cobrou que o governo federal aja para coordenar estados e municípios.

Ao final, defendeu "que o amor prevaleça sobre o ódio" e disse que a hora é de solidariedade. Lula disse ainda que, com saúde, quer "recuperar a democracia no Brasil".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.