Descrição de chapéu Coronavírus

TJ do ES pede a bombeiros ambulância para atender juízes em meio à pandemia

Estado afirma que, apesar de pedido, orientação interna foi para que se mantivesse o mesmo tratamento para toda a população

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à pandemia da Covid-19, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo solicitou ao Corpo de Bombeiros do estado que disponibilize uma ambulância ao atendimento de magistrados que eventualmente venham a ser contaminados pelo vírus.

O pedido foi feito por meio de um comunicado interno da comissão de segurança do órgão na última quarta-feira (25) à corporação.

Sede do Tribunal de Justiça do Espírito Santo
Sede do Tribunal de Justiça do Espírito Santo - Divulgação

O ofício, assinado pelo tenente-coronel Washington Ferreira Dias, solicita “uma ambulância para atendimento do magistrado que venha a necessitar de ajuda para deslocamento de sua residência para um hospital, no caso de contaminação com o novo coronavírus”.

O documento é dirigido diretamente ao comandante do Corpo de Bombeiros militar capixaba.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado, na quinta (26), o Espírito Santo tem 47 casos confirmados do novo coronavírus, com 12 pacientes já curados.

Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo informa que “houve uma solicitação da Comissão de Segurança do Tribunal de Justiça e a orientação interna foi para que se mantivesse o mesmo tratamento já determinado para toda a população”. ​

Pedido de ambulância para magistrados feito pelo TJ do Espírito Santo
Pedido de ambulância para magistrados feito pelo TJ do Espírito Santo - Reprodução

“O Corpo de Bombeiros Militar informa que, por ocasião das ações de prevenção contra a Covid-19, as equipes de resgate foram orientadas a atender, desde o dia 19 de março de 2020, somente casos de trauma e parturientes”, afirma o órgão.

Também procurada, a presidência do Tribunal de Justiça afirma em nota que a iniciativa "não partiu da administração ou de sua mesa diretora".

"Assegura, ainda, que a demanda em questão não reflete a posição do Poder Judiciário do Espírito Santo", acrescenta.

Desde o dia 20, o Poder Judiciário do ES está com os trabalhos presenciais de magistrados, servidores, estagiários e colaboradores suspensos nas unidades judiciárias.

Em todo o Brasil, até o dia 30 de abril estão suspensos todos os prazos processuais e a Justiça está em um regime de plantão extraordinário instituído pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça). As exceções são a Justiça Eleitoral e o STF (Supremo Tribunal Federal).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.