Entidade de advogadas e rede feminista criticam ausência de mulheres em reportagem da Folha

Texto sobre advogados e procuradores em home office tinha apenas homens entre entrevistados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em resposta a reportagem publicada pela Folha nesta terça-feira (12), a União de Mulheres Advogadas (UMA) e a Rede Feminista de Juristas publicaram uma nota na qual criticam o texto por não ter abordado a perspectiva das mulheres ao tratar dos impactos da pandemia no Judiciário.

Com o título "Em casa, procuradores, ministros e advogados conciliam processos com filhos e lives", a reportagem traz quatro homens como entrevistados: um ministro do STJ, um advogado, um juiz federal e um procurador da República.

Dentre as 346 signatárias da nota, estão, além dos dois coletivos, a Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP e o Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital - Gênero da USP.

A nota afirma que o jornal "não pode tratar a questão seríssima da adaptação das carreiras jurídicas às novas realidades sem considerar a questão feminina. Não pode reforçar, em hipótese alguma, a ausência de equidade de gêneros e ignorar as dificuldades, econômicas inclusive, das mulheres neste momento tão sensível".

As signatárias apontam ainda que a reportagem naturaliza a exclusão das mulheres das carreiras jurídicas e reforça o estereótipo de que o pai teria "méritos extraordinários" ao efetivamente cuidar de seus filhos.

"Se estes profissionais tão bem sucedidos estão exercendo de modo tranquilo e produtivo seu trabalho em casa é porque certamente contam com o apoio irrestrito de mulheres que, por sua vez, não têm o mesmo privilégio de desenvolver exitosamente suas produções intelectuais, já que estão às voltas com os cuidados do lar, educação domiciliar dos filhos e todas as diversas demandas extras que a pandemia trouxe", diz outro trecho da nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.