Governador do DF fecha a Esplanada para evitar manifestações em Brasília neste domingo

Ibaneis Rocha falou em risco sanitário e em conteúdos antidemocráticos ao adotar a medida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Para evitar manifestações, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou na noite deste sábado (13) o fechamento da Esplanada dos Ministérios para veículos e pedestres entre 0h e 23h59 deste domingo (14).

A Esplanada tem sido palco de manifestações aos domingos nos últimos meses, principalmente de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Manifestação em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro na Esplanada dos Ministérios - Pedro Ladeira - 31.mai.2020/Folhapress

Além dos riscos sanitários que as aglomerações representam, Rocha alegou o conteúdo antidemocrático por parte de alguns manifestantes para adotar a medida.

Para este domingo havia uma expectativa de acontecerem atos não só pró-Bolsonaro, mas também protestos convocados por grupos opositores.

De acordo com a decisão do Governo do DF, o acesso aos prédios públicos federais no local somente será permitido a autoridades e servidores públicos federais identificados e que estejam em serviço.

As manifestações em Brasília passaram a acontecer à medida em que investigações contra o chefe do Executivo e aliados avançaram no STF (Supremo Tribunal Federal), e adversários intensificaram as críticas sobre a capacidade de o governo federal lidar com as crises sanitária e econômica decorrentes da pandemia do coronavírus.

Em uma das manifestações mais recentes, Bolsonaro chegou ao local de helicóptero e andou a cavalo —o animal era da Polícia Militar do DF.

Neste sábado, a PM desmobilizou acampamentos de grupos bolsonaristas instalados no local, incluindo o do “300 dos Brasil”, da ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter.

Como justificativas para a medida, Ibaneis Rocha considerou: 1) As aglomerações verificadas nos últimos dias na Esplanada dos Ministérios, que contrariam as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus; 2) Parte das manifestações realizadas nessas aglomerações tem declarado conteúdos anticonstitucionais; e 3) As ameaças declaradas por alguns dos manifestantes aos Poderes constituídos.

O governador afirmou ainda no decreto que manifestações na Esplanada dos Ministérios poderão ser admitidas, desde que comunicada com antecedência e devidamente autorizada pelo secretário de Segurança do DF, Anderson Torres.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.