Descrição de chapéu O que foi a Ditadura

Curso gratuito sobre ditadura oferecido pela Folha já teve mais de 83 mil visualizações; inscreva-se

Ainda é possível ter acesso a todos os módulos; saiba como

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O curso gratuito sobre a ditadura militar oferecido pela Folha já teve mais de 83 mil exibições das duas aulas disponibilizadas até agora. O público é majoritariamente jovem: 51% dos alunos da primeira aula têm até 37 anos. A segunda aula têm 22% de 18 a 27 anos e outros 20% de 28 a 37 anos, representando os dois maiores índices por divisão etária.

A atividade conta com aulas online ministradas pelo jornalista e escritor Oscar Pilagallo.

São quatro módulos, cada um com uma hora de duração, liberados sempre à 0h de domingo (dois deles já estão disponíveis). O conteúdo abrange as várias fases do período autoritário de 1964-85 no Brasil.

O objetivo é explicar didaticamente as várias fases do período autoritário de 1964-85, dos antecedentes do golpe de 31 de março de 1964 até a transição para a democracia. Quem ainda não se cadastrou, pode se inscrever em oquefoiaditadura.folha.uol.com.br.

Soldado de capacete. SObre os olhos dele, uma tarja com a palavra ditadura
Imagem do curso 'O que Foi a Ditadura', de Oscar Pilagallo - Folhapress

É possível fazer o curso mesmo depois que ele tiver sido iniciado. Por exemplo: no dia em que a terceira aula for disponibilizada, o aluno continuará podendo assistir as duas aulas anteriores. O curso inteiro ficará disponível na internet até uma semana depois da última aula.

A iniciativa é uma oportunidade de conhecimento para a parcela de brasileiros —54,2% da população, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)— que nasceu após o ano de 1985, quando o regime terminou.

“As pessoas, especialmente as mais jovens, tendem a dar de barato que a democracia é uma coisa que sempre esteve aí. Mas se esquecem, ou não sabem, que nem sempre foi assim”, afirma Pilagallo.

Responsável por conduzir o curso, o jornalista é autor do livro “A História do Brasil no Século 20” (Publifolha) e coautor de “O Golpe de 64” (Três Estrelas). Na Folha, desempenhou diversas funções, entre elas a de editor de Economia, nos anos 1990.

No domingo (28), a Folha publicou o projeto especial “O Que Foi a Ditadura”, que disseca os fatos da época e é direcionado principalmente a pessoas que não o viveram diretamente.

O jornalista e escritor Oscar Pilagallo, que ministra o curso 'O que Foi a Ditadura' - Fabio Braga/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.