Descrição de chapéu O que foi a Ditadura

'O jornal atua no papel de formação, não só de informação', diz professor de curso da Folha sobre ditadura

Aulas estão disponíveis gratuitamente até as 23h59 deste domingo (26)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O curso online gratuito sobre ditadura militar oferecido pela Folha está disponível na íntegra só até as 23h59 deste domingo (26 ). Para quem ainda não se inscreveu ou está na metade, basta acessar https://oquefoiaditadura.folha.uol.com.br e selecionar as aulas que interessem.

O curso é composto por quatro módulos que já somam 133 mil exibições. A atividade, ministrada pelo jornalista e escritor Oscar Pilagallo, utiliza recursos como vídeos, áudios, fotos, gráficos e tabelas que deixam cada aula de uma hora dinâmica e interativa.

“Essa linguagem está sintonizada com a nova maneira de comunicar, como se fosse algo que pudesse ser encontrado numa rede social”, conta Pilagallo sobre um dos atrativos do curso, pois não se trata de uma hora seguida de um professor falando sem parar.

​O objetivo do curso é mostrar aos mais jovens os horrores e arbitrariedades do regime ditatorial, já que muitos não eram nascidos quando houve o processo de redemocratização.

A adesão desse público tem sido grande --47% tem até 37 anos.

Pilagallo divide em quatro os perfis dos alunos.

O primeiro que não era nascido ou era muito pequeno quando a ditadura acabou e teve pouquíssimo contato com o tema, embora conste de currículos escolares.

Havia um outro público que tinha contato com o tema mas pelas informações que chegavam via redes sociais, com viés pró-ditadura, e puderam perceber os problemas do período de exceção.

O terceiro perfil era de pessoas com conhecimento mais sólido sobre o assunto que até o cobravam por determinados tópicos não terem sido abordados.

Por fim, um quarto público foi o de pessoas abertamente a favor da ditadura que viram o curso e continuam reforçando sua visão.

“O curso mostrou que a carência de ensino no Brasil favorece oportunidades como essa, que use linguagem acessível e recursos interativos. O jornal atua no papel da formação, não só da informação. Isso pode ser repetido abordando história da escravidão, história da desigualdade, história dos militares”, diz Pilagallo.

A primeira aula mostra o contexto dos dez anos que antecederam o golpe de 1964. Na segunda, os alunos veem como a escalada autoritária ocorreu rapidamente. Na aula 3, Pilagallo explora os porões de um regime que matou, torturou e perseguiu opositores. Por fim, o último módulo conta a retomada da democracia no Brasil.

Responsável por conduzir o curso, o jornalista é autor do livro “A História do Brasil no Século 20” (Publifolha) e coautor de “O Golpe de 64” (Três Estrelas). Na Folha desempenhou diversas funções, entre elas a de editor de Economia nos anos 1990.

No fim de junho, a Folha publicou o projeto especial “O Que Foi a Ditadura”, que disseca os fatos da época e é direcionado principalmente a pessoas que não o viveram diretamente. Acesse em folha.com/oquefoiaditadura.

Erramos: o texto foi alterado

O link para o curso que ficou no ar de sexta (24) até 15h30 deste domingo (26) estava errado. O correto é: https://oquefoiaditadura.folha.uol.com.br. A hiperlinkagem foi corrigida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.