Publicação usa fotos antigas como sendo de obras do governo Bolsonaro

Duas das imagens que supostamente retratam projetos da gestão atual foram feitas nos mandatos de Lula e Dilma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É falsa a combinação de imagens amplamente compartilhada em redes sociais para mostrar uma suposta evolução de obras públicas entre os governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e Dilma Rousseff (2011-2016), do PT, e os primeiros 18 meses de mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Todas as fotografias atribuídas à gestão atual, verificadas pelo Comprova, foram tiradas antes da posse de Bolsonaro.

Duas das imagens que supostamente retratam projetos de infraestrutura concluídos durante o governo de Bolsonaro foram feitas, na verdade, nos mandatos de Lula e Dilma. Uma terceira foi publicada em um banco de imagens internacional anos antes da eleição de Bolsonaro.

Comparação de fotos de obras públicas
Fotos de obras públicas que comparam, incorretamente, os governos do PT e de Bolsonaro - No Facebook

As primeiras duas fotos, que comparam uma estrada com veículos atolados na lama e uma rodovia asfaltada, não foram nem feitas no mesmo lugar. Com os mecanismos de busca reversa de imagens TinEye e Google, o Comprova encontrou registros da primeira imagem em uma apresentacão de slides publicada em 2008. Autora da apresentação, Gislaine Manteli, moradora de Nova Monte Verde, no Mato Grosso, informou que as fotos reunidas ali representavam a situação da rodovia MT-208 na época. Gislaine conta que os slides foram parte de uma mobilização do município para pressionar o governo estadual pela pavimentação da via.

De acordo com ela, hoje, o trecho retratado nas fotos, que liga as cidades de Alta Floresta até Nova Bandeirantes, está quase completamente asfaltado. De fato, imagens de satélite do Google mostram longos segmentos pavimentados, com exceção de trechos perto de riachos.

A segunda imagem da dupla de fotos utilizada no post foi publicada no site do DNIT em 5 de fevereiro de 2010. A foto ilustra uma reportagem sobre a pavimentação de 124 quilômetros da BR-163, entre Rurópolis e Santarém, no Pará. A obra foi realizada por um convênio com o Exército Brasileiro, com investimento de R$ 1,4 bilhão. Na época, o presidente era Lula.

A segunda comparação de fotos registra o antes e depois de uma mesma obra durante os “14 anos de PT” e os “18 meses de Bolsonaro”. Mas uma busca reversa no Google pela imagem atribuída aos governos petistas, na qual é possível ver dois vagões de trem em uma área aparentemente abandonada, leva a um artigo publicado em 2008 no blog Música Sob Trilhos. O texto é ilustrado com a imagem agora viralizada. Ao clicar na fotografia, é possível identificar a marca d’água “Latuff 2002”.

Carlos Latuff, chargista carioca, manteve até 2017 um blog dedicado a compartilhar imagens de ferrovias no Brasil e no mundo. Contatado pelo Comprova, ele confirmou ter clicado os vagões no final de 2002 –ano em que o país era governado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e não pelo PT, como alegam as publicações viralizadas.

Já a foto que mostraria o estado desta ferrovia durante o governo Bolsonaro foi tirada do banco de imagens iStock, da empresa americana Getty Images. Embora o site não informe onde a fotografia foi feita, ela foi publicada em 13 de agosto de 2015 —antes da eleição de Bolsonaro. Uma busca reversa no Google mostra que a imagem é frequentemente utilizada por empresas de construção em diversos países, como Suíça, Itália e Alemanha, para ilustrar os serviços prestados pelas companhias.

Já a última dupla de fotos, relacionada à transposição do rio São Francisco, também não mostra uma comparação entre os governo petistas e a gestão de Bolsonaro. As duas imagens foram feitas durante o período em que Dilma Rousseff foi presidente.

O Comprova verificou as fotos porque investiga conteúdos duvidosos sobre políticas públicas do governo federal que apresentam ampla repercussão em redes sociais e aplicativos de mensagens. A viralização da combinação de fotos acontece alguns dias após Bolsonaro inaugurar um trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco —projeto de infraestrutura iniciado no primeiro mandato do ex-presidente Lula, que reivindica a paternidade da obra.

Falso, para o Comprova, é todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma mentira.

A investigação desse conteúdo foi feita por AFP e Estadão e publicada na terça-feira (30) pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 28 veículos na checagem de conteúdos sobre políticas públicas e coronavírus. Foi verificada por Folha, UOL, Piauí, SBT e Jornal do Commercio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.