Descrição de chapéu Eleições 2020

Com 3 votos a favor, TSE retoma análise sobre cota financeira para candidaturas de negros

Faltam os votos de 4 ministros; corte julga ainda se aplica regra similar à propaganda gratuita na TV e no rádio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) retoma nesta terça-feira (25) o julgamento de proposta para obrigar os partidos a destinarem recursos do fundo eleitoral de maneira proporcional à quantidade de candidatos negros e brancos.

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e os colegas Edson Fachin e Alexandre de Moraes já votaram para estabelecer a cota financeira.

A corte julga também se aplica regra similar à propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, ideia defendida por Barroso, Fachin e Moraes em seus votos.

Ministro Roberto Barroso assina termo de posse como presidente do TSE, em maio deste ano - Roberto Jayme - 25.mai.2020/TSE

Após um pedido de vista na última quinta-feira (20), que interrompeu o julgamento, o ministro Og Fernandes devolverá o caso nesta terça ao plenário. Além de Og, faltam votar os ministros Luís Felipe Salomão, Sergio Banhos e Tarcísio Vieira de Carvalho.

Consultados pela Folha, ministros que atuam na corte e especialistas defenderam a competência do TSE para definir regras sobre o tema e disseram que a corte eleitoral não extrapola sua competência ao fazê-lo.

O tribunal analisa o assunto a partir de uma consulta apresentada pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ).

A congressista solicitou ao TSE a aplicação aos negros do mesmo entendimento no qual o STF (Supremo Tribunal Federal) obrigou os partidos a investirem ao menos 30% do fundo público eleitoral em candidaturas femininas.

Entre as atribuições do tribunal está a de reger as leis eleitorais e preencher suas lacunas, ressalta o advogado Thiago Amparo, professor de políticas de diversidade na FGV Direito SP e também colunista da Folha.

Por meio de consultas, diz Amparo, o TSE tem competência para fazer avançar os objetivos estabelecidos na legislação —no caso sob análise, a igualdade de condições na disputa entre os postulantes a cargos eletivos.

Em seu voto, Barroso lembrou de outra consulta, então sob a responsabilidade da colega Rosa Weber, na qual se discutia a garantia de igualdade entre candidaturas de mulheres e homens.

Naquela ocasião, o tribunal debateu sua competência e concluiu que cabe à Justiça Eleitoral apreciar essa temática no exercício de sua função consultiva.

No caso atual, os três ministros que já votaram concordaram que o tribunal está em sintonia com a Constituição ao estabelecer a partilha dos recursos públicos obedecendo a uma divisão proporcional ao números de negros.

"O tribunal tem uma consciência em torno de seus limites legais", afirmou Amparo. "Entendeu-se, por exemplo, que estabelecer paridade entre candidaturas de mulheres brancas e negras poderia extrapolar a competência do Congresso."

O especialista apontou que há espaço para o Congresso trabalhar, podendo tomar a dianteira em discussões como a paridade de assentos no Legislativo, a exemplo do que já fizeram países da América do Sul como Colômbia e Bolívia.

Para o sociólogo Luiz Augusto Campos, da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), as cortes superiores têm promovido avanços.

De acordo com ele, a distribuição desigual de financiamento é um dos gargalos para a eleição de mais negros e pardos no país. "A decisão do TSE pode ser de grande impacto na sub-representação política de pretos e pardos."

Campos diz que é difícil prever os desdobramentos da decisão do TSE antes de ela ser tomada e de se saber em quais termos ela vai se dar, mas reconhece que existem questões técnicas de difícil equalização. Uma delas é ser aprovado um critério de proporcionalidade na distribuição de financiamento sem que haja uma proporcionalidade também de candidaturas.

O tribunal tenta avançar no debate para evitar distorções. Após Barroso e Fachin defenderam a cota, Moraes concordou com a tese, mas avançou sobre se estabeleceria um patamar mínimo de investimento para candidatos negros já em 2020.

Disse que a regra de transição é necessária para evitar que uma eventual fixação de cota financeira para concorrentes negros não tenha um efeito contrário.

A ideia é que as siglas usem um montante financeiro equivalente à quantidade de concorrentes negros no pleito municipal anterior.

Segundo Moraes, a proposta de Barroso poderia levar os partidos a não inscrever nenhum negro a fim de evitar a divisão do recurso eleitoral.

O ministro disse que a fixação de cota financeira assegura direitos fundamentais a grupos historicamente vulneráveis e não "se trata de atuação substitutiva ao Congresso Nacional com a fixação de uma política de ação afirmativa genérica".

Moraes sustentou que a regra imposta pelo TSE é adequada para a integração efetiva de negros em espaços de poder. Ele disse ainda que o cenário aponta para a perpetuação do quadro atual.

"Não tenho dúvidas de que a sub-representação das pessoas negras nos Poderes eleitos, ao mesmo tempo que é derivada do racismo estrutural existente no Brasil, acaba sendo um dos principais instrumentos de perpetuação da gravíssima desigualdade. Trata-se de um círculo extremamente vicioso."

Moraes ressaltou que os dados do TSE mostram que, em 2016, 49% dos candidatos homens eram negros, mas o grupo recebeu apenas 26% da verba eleitoral.

Sem uma regra de transição, destacou o ministro, os partidos poderiam reduzir a inscrição de negros ou mesmo registrar apenas concorrentes brancos.

Barroso disse ter simpatia pela ideia de Moraes e afirmou que estudaria a sugestão para aderir ou não à proposta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.