Debates com autores abordam ditadura militar no Brasil

Nesta quinta-feira (6), tema será a luta armada e a repressão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha e a Companhia das Letras promovem na quinta-feira (6) mais um debate do ciclo “Na Janela: O que Foi a Ditadura”. O tema “Luta Armada e Repressão” será discutido pelos jornalistas Juliana Dal Piva e Mário Magalhães, autor do livro “Marighella", e o historiador Daniel Aarão Reis. O repórter especial Naief Haddad fará a mediação. Acompanhe a transmissão do debate no vídeo abaixo:

Na semana seguinte, no dia 10 de agosto, a mesa “Segredos e Silêncios” vai abordar a ocultação de documentos, os protestos de oficiais e a violência contra indígenas durante o período. O repórter especial Fábio Zanini vai mediar a conversa entre a historiadora Maud Chirio e os jornalistas Lucas Figueiredo e Rubens Valente.

A militância negra é o tema central da mesa de 11 de agosto, sob mediação da repórter especial Fernanda Mena. A jornalista recebe três sociólogos: Mário Medeiros, especializado em literatura e sociedade, Flavia Rios, que estuda relações raciais e de gênero, ditadura militar e democracia e Paulo César Ramos, coordenador do Projeto Reconexão Periferias da Fundação Perseu Abramo.

Para falar sobre a produção cultural, a jornalista Laura Mattos, autora de “Herói Mutilado: Roque Santeiro e os Bastidores da Censura à TV na Ditadura”, conversa com Acuam Oliveira, doutor em literatura brasileira, e o pianista e compositor José Miguel Wisnik. Marcado para o dia 17 agosto, o debate tem a mediação do editor da Ilustríssima, Marcos Augusto Gonçalves.

A série termina no dia 20 agosto com a mesa “As Várias Faces de Resistência”, que reúne AIlton Krenak, ativista da causa indígena e autor de “Ideias para Adiar o Fim do Mundo”, João Silvério Trevisan, escritor e fundador primeiro grupo de liberação homossexual sobre violências que testemunharam contra indígenas, LGBTs e população negras e o jornalista Oswaldo de Camargo. O jornalista Ricardo Kotscho vai comandar a conversa.

Os debates acontecem às 17h, em formato virtual, e podem ser vistos no canal do youtube da Companhia das Letras.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.