Folha recebe medalhas em prêmios internacionais de design

Jornal é premiado por infografia sobre tributos e série de reportagens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha recebeu distinções em duas premiações internacionais de design: uma medalha de bronze na 28ª edição do Malofiej, um dos principais do setor de infografia, e uma distinção de excelência na 41ª edição do prêmio da SND (Society for News Design), entidade de fomento ao design em jornalismo.

Os vencedores do Malofiej, premiação ligada à Universidade de Navarra (Espanha), foram anunciados na última segunda-feira (3). A conferência anual, que ocorreria em março, foi cancelada por causa da pandemia do coronavírus.

A Folha recebeu uma medalha de bronze, na categoria “veículo impresso/conteúdo noticioso”, pela infografia “Mapa dos Tributos”, publicada em agosto de 2019 (veja, ao final deste texto, a versão digital do trabalho).

No âmbito das discussões sobre a reforma tributária, o trabalho, de Simon Ducroquet e Eduardo Cucolo, explica de onde vêm e para onde vão 66 impostos e contribuições pagos no país.

Reprodução da página da infografia Mapa dos Tributos - Reprodução

Concorreram nesta edição do Malofiej mil trabalhos, enviados por 162 veículos de 34 países. Foram distribuídas 170 medalhas, 58 delas para mídias impressas.

Entre os brasileiros, além da Folha, foram premiados o jornal O Estado de S. Paulo, com uma prata e um bronze (para trabalhos sobre discursos de posse presidencial e sobre adoção), e o site globoesporte.com, com dois ouros e um bronze (todas para um trabalho sobre os movimentos da ginasta Simone Biles) —ambos os veículos foram laureados em categorias digitais.

Já na premiação da SND, também realizada online, a Folha recebeu uma distinção de excelência na categoria “combinação de impresso e digital” para o trabalho “Os Americanos”.

Especial de reportagens de Marina Dias e Lalo de Almeida, a série visitou a região do chamado Cinturão da Ferrugem, nos EUA, e traçou, a meses da eleição presidencial, um perfil de estados decisivos para a vitória de Donald Trump em 2016.

A assistente social Judy Phelps no comitê do partido Republicano em Erie, Ohio, uma das retratadas na série de reportagens da Folha 'Os Americanos' - Lalo de Almeida/Folhapress

A SND premiou 996 trabalhos ao todo. Os jornais O Dia e O Globo foram os outros veículos brasileiros com distinções de excelência —uma cada um.

*

Veja a versão digital da infografia "Mapa dos Tributos":

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.