Folha estreia coluna sobre eleições municipais em parceria com a FGV

Textos serão assinados por pesquisadores do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV, que se revezarão ao longo do período eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia neste sábado (26) a coluna Voto a Voto, uma parceria do jornal com o Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (FGV Cepesp).

Publicados sempre aos sábados durante todo o período eleitoral, os textos serão assinados por pesquisadores do Cepesp, que se revezarão ao longo das semanas.

A coluna trará análises sobre o cenário das eleições municipais e dados sobre o pleito —a maior parte deles disponíveis no CepespData, plataforma que facilita o processo de consulta dos resultados eleitorais e outras informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre os assuntos que serão discutidos na coluna estão as chances de reeleição, as novas regras eleitorais (como o fim da coligação nas eleições proporcionais), limites de gastos e o impacto da pandemia da Covid-19.

"A materialização das políticas públicas quase sempre se dá no território, por isso a importância do olhar atento para as eleições municipais. Os estudos de economia política local dentro do Cepesp podem contribuir para a compreensão das agendas dos candidatos nessas eleições", diz Ciro Biderman, coordenador do Cepesp.

A coluna de estreia é assinada por George Avelino, que também coordena o centro e é doutor em ciência política pela Universidade Stanford.

“O objetivo do Cepesp, assim como o da FGV como um todo, é contribuir para o desenvolvimento democrático do país através do conhecimento produzido pelas suas pesquisas. Por trás do trabalho do CepespData está a convicção de que é preciso descomplicar a política, oferecendo a um público mais amplo dados que permitam entender o processo político brasileiro”, afirma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.