Greca governa Curitiba para a sua vaidade, diz João Arruda, durante sabatina da Folha/UOL

Arruda criticou o que classificou como 'vai e volta' do atual prefeito no combate à pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O candidato à Prefeitura de Curitiba pelo MDB, João Arruda, disse que o atual prefeito Rafael Greca (DEM) "governa muito para a sua vaidade".

Arruda criticou o que classificou como "vai e volta" de Greca no combate à pandemia do novo coronavírus, durante sabatina promovida pela Folha em parceria com o UOL.

"As decisões são tomadas em torno da vontade política do prefeito, se ele sente algum desgaste, por conta de algum setor específico, ele volta atrás nas decisões", declarou às repórteres Ana Carla Bermúdez, do UOL, e Katna Baran, da Folha.

Segundo o candidato, o atual prefeito não encontrou alternativas criativas com a colaboração da comunidade durante a pandemia.

Segundo Arruda, Curitiba tem um sistema de saúde fragilizado. "Temos um problema sério nas unidades básicas da saúde, não tem gestão eficiente na integração das unidades que temos aqui", afirmou.

"O prefeito não investiu nem na proteção dos nossos profissionais de saúde, e o próprio sindicato teve que entrar na justiça pra conseguir luvas, máscaras, álcool em gel e material para trabalhar", disse.

Última pesquisa Ibope trouxe a liderança de Greca com 47% das intenções de voto. Arruda tinha 3%.

Obras da Linha Verde

O candidato coloca como prioridade a reestruturação da Linha Verde, retirando os semáforos e acelerando as obras.

Segundo ele, a atual gestão não fez nenhuma obra, e se Curitiba continuar nesse ritmo, a Linha Verde termina em 36 anos. "Vai ajudar a desenvolver e unir a Grande Curitiba, ajudando a diminuir a poluição na cidade", disse.

A promessa do candidato é de finalizar a obra em quatro anos.

Relação com Bolsonaro

Quando questionado sobre a relação com o governo federal, Arruda afirma: "Eu não votei no Bolsonaro".

Ele afirma que, por ter sido deputado federal quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tinha o mesmo cargo, o conhece muito bem.

"Nunca vi no Bolsonaro uma pessoa bem-intencionada no sentido de construir propostas com consistência em relação a projetos importantes que tramitaram na câmara", disse.

O candidato ainda afirmou enxergar o presidente como alguém que sempre tenta "se promover, aparecer". "Não era a pessoa mais indicada para assumir o cargo de presidência da república", declarou.

Perguntado sobre posicionamento político, ele afirma se considerar de centro. Mas afirma: "O radicalismo, extremismo, é burro". "Não podemos nos limitar a posições ideológicas, é preciso fazer isso de maneira democrática e aproveitar o que há de bom de todos os lados", afirmou.

SABATINAS

Após a sabatina de João Arruda, candidato pelo MDB à Prefeitura de Curitiba, serão entrevistados Bruno Reis, candidato em Salvador, às 12h. Ele é vice-prefeito, desde que ACM Neto foi reeleito em 2016.

A última sabatinada desta terça-feira (13) é Marília Arraes, neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, às 15h. Advogada, foi vereadora do Recife por três mandatos consecutivos.

Já foram entrevistados os candidatos em Belo Horizonte Áurea Carolina (PSOL), Alexandre Kalil (PSD), Bruno Engler (PRTB) e João Vítor Xavier (Cidadania).

De Salvador, o Pastor Sargento Isidório.

Do Recife, já foi sabatinada a candidata Patrícia Domingos (Podemos), e Mendonça Filho (DEM).

De Curitiba, Goura (PDT).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.