Descrição de chapéu Eleições 2020

Veja ranking de popularidade digital dos candidatos a prefeito em Salvador

Folha divulga semanalmente ranking feito pela consultoria Quaest dos candidatos de São Paulo, Rio, Salvador, Curitiba e Belo Horizonte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Flávia Faria Pilker
São Paulo

Quarto colocado no início da campanha eleitoral, em 26 de setembro, Bruno Reis (DEM) chega à semana final do pleito na liderança do ranking do Índice de Popularidade Digital (IPD) dos candidatos à Prefeitura de Salvador. A métrica é elaborada pela consultoria Quaest.

Major Denice (PT), que liderou até o fim de outubro, é a segunda, quatro pontos atrás de Reis. Em terceiro lugar vem Cezar Leite, do PRTB.

Candidato do prefeito ACM Neto, Reis está em primeiro nas intenções de voto segundo o Ibope e pode ganhar já no primeiro turno. ​

O IPD passou por adaptações feitas exclusivamente para a cobertura da Folha no período eleitoral. O índice avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

A Folha publica semanalmente o IPD dos candidatos às prefeituras de São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.

Veja ranking de popularidade digital dos candidatos a prefeito

  1. São Paulo

  2. Rio de Janeiro

  3. Curitiba

  4. Belo Horizonte

  5. Salvador

São monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, Youtube e Wikipedia). ​

Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionados em uma escala de 0 a 100, em que 100 representa o máximo de popularidade.

Os valores são uma média móvel de 5 dias, recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando o resultado de cinco dias seguidos e dividindo por cinco.

No dia seguinte, é acrescentada a informação do período mais recente e excluído o dia mais antigo para o novo cálculo da média.

“Nós viveremos uma eleição que do ponto de vista das redes conviverá o tempo inteiro com volatilidade. Nas próximas seis semanas veremos muita variação porque estamos captando o pulso, o sentimento que está presente naquele momento”, diz Felipe Nunes, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e diretor da Quaest.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.