Descrição de chapéu Eleições 2020

Barroso atribui instabilidade do e-título a downloads de última hora

Eleitores apontaram problemas para acessar aplicativo neste domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Luís Roberto Barroso, atribuiu a instabilidade no aplicativo e-título neste domingo (15) aos eleitores "que deixaram para baixar em cima da hora".

"O brasileiro deixou para baixar o aplicativo hoje, então foram milhões de acessos ao mesmo tempo. Pedimos que todos fizessem o download antes, mas peço que insistam", afirmou, em visita ao projeto Eleições do Futuro, em Valparaíso (GO).

No projeto, empresas de tecnologia puderam testar inovações para o sistema eleitoral, como plataforma de voto online e reconhecimento facial. O ministro afirmou que há possibilidade de que as novas ferramentas já sejam utilizadas no pleito de 2022. "Se for possível, poderemos adotar já nas próximas eleições, vamos avaliar", disse.

Segundo ele, no entanto, o eleitor poderá utilizar seu próprio celular para votar, mas ainda terá de comparecer ao colégio eleitoral. "Ainda não há tecnologia que permita assegurar que o cidadão não está sendo coagido, com o patrão ou o coronel atrás, então provavelmente ele terá que ir presencialmente votar", explicou.

Ao todo, são 500 mil urnas e a cada eleição 20% delas são substituídas (100 mil), o equivalente a R$ 1 bilhão. "Precisamos encontrar soluções mais baratas e analisar se o custo benefício compensa. Provavelmente será implantado gradualmente, não mudará da noite para o dia", justificou.

Será montada uma comissão para avaliar a viabilidade de implantação dos novos sistemas. “É preciso levar em conta que são feitas operações bancárias de milhões de reais por aplicativos, é só uma questão de se estabelecer os mecanismos adequados de segurança”, destacou.

Barroso descartou o retorno ao voto em cédula de papel ou impresso.

"O STF descartou a possibilidade. Geraria um problema, todo candidato que perdesse pediria conferência e judicializaria o processo eleitoral, que deixaria de ser simples e seguro e passaria a ser uma convulsão judicial", ressaltou.

“A urna eletrônica não deixa de ser um aplicativo, só que um aplicativo caro. Até hoje não tivemos fraude nas urnas, são confiáveis", disse.

Sobre os ataques recentes de hackers ao sistema do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e outros órgãos públicos no início de novembro, o ministro disse "que não está tranquilo", mas garantiu a segurança do processo eleitoral. "Se perguntar se estou tranquilo, não estou. Mas acho que nem o Pentágono ou a Nasa estão 100% tranquilos", ponderou.

Perguntado sobre a influência de milícias e do crime organizado nos pleitos municipais, Barroso alegou ser um problema de segurança pública. "Triste como seja, a violência passou a ser um problema no Brasil e não somente nas eleições. O país se tornou um país tragicamente violento, não é um problema diretamente aliado ao sistema eleitoral. É uma questão de o Estado ocupar esses espaços."

A Folha mostrou que a ameaça das milícias e das facções do tráfico de drogas à segurança do processo eleitoral em cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo será ainda maior do que nos últimos pleitos, segundo especialistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.