Descrição de chapéu Eleições 2020 Primeira vez

Covas e Boulos estrearam nas páginas da Folha no mesmo ano; relembre

Em 2003, tucano assumia presidência da Juventude do PSDB, e candidato do PSOL já atuava como coordenador do MTST

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), apareceram pela primeira vez nas páginas da Folha no mesmo ano, em 2003.

Há 17 anos, ambos já estavam engajados na política, cada um a seu modo.

Em novembro de 2003, o tucano foi eleito presidente da Juventude do PSDB no estado de São Paulo.

Boulos, por sua vez, já atuava como coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que, em julho daquele ano, conquistou na Justiça o adiamento da reintegração de posse de um terreno ocupado em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Aos 17 anos, Bruno Covas se filiou ao PSDB, partido que teve seu avô, o governador Mário Covas (1930-2001), como um dos fundadores. Nascido em Santos, o candidato à reeleição em São Paulo deixou a cidade no litoral para morar com o avô no Palácio dos Bandeirantes, em 1995.

A esq. Retrato do candidato Guilherme Boulos (PSOL) com sua mascara; a dir. Retrato de Bruno Covas (PSDB) de mascara
Os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL) - Eduardo Knapp/Folhapress

A primeira aparição de Covas na Folha ocorreu dois dias após sua eleição como presidente estadual da juventude tucana, aos 23 anos.

A nota publicada no jornal expunha uma derrota para a ala do partido ligada à família Covas, a eleição do deputado federal Carlos Pannunzio como presidente do diretório estadual do PSDB.

Segundo apuração da Folha nessa época, Bruno Covas e sua avó Lila Covas tinham feito campanha para o candidato adversário Sebastião Farias, conhecido como “Tião do Covas”.

Quatro anos depois, Covas se tornou o presidente nacional da Juventude do partido. Sua gestão, disse ele à Folha, enfatizou a importância de uma juventude engajada na política, com a formação de jovens vereadores e vereadoras.

Para o atual prefeito de São Paulo, a participação de jovens faz com que políticos atentem para pautas ligadas a essa parcela da população, como “combate à gravidez precoce, a qualificação e ida ao mercado de trabalho”, além da qualidade da educação pública.

reprodução de nota no jornal que narra derrota da ala ligada à mario covas nas eleições para presidente do diretório estadual
Estreia de Bruno Covas na Folha traz notícia sobre eleições internas do PSDB - Acervo Folha

Em 2003, Boulos atuava como coordenador do MTST em uma ocupação na cidade de São Bernardo do Campo. Tratava-se de um terreno da Volkswagen onde havia funcionado uma fábrica de caminhões até 1990. A área estava abandonada desde então.

Cerca de 3.000 famílias acamparam no terreno de 200 mil m². A reintegração de posse pedida pela Volkswagen foi suspensa pelo desembargador Roque Mesquita, que aceitou a alegação do movimento de que a montadora alemã não conseguiu comprovar atividades possessórias sobre a área.

Foi nessa ocasião que o hoje candidato psolista estreou nas páginas da Folha, declarando que o movimento tinha promovido uma ação pacífica no terreno ocupado.

Boulos também afirmou que a prefeitura da cidade do ABC não havia comparecido às reuniões de negociação com o MTST e apontou intransigência da Volkswagen nas negociações.

O candidato do PSOL considera que esse episódio aguçou sua "sensibilidade social". Segundo ele, foi uma experiência que ensinou "a ter lado", em referência à defesa da população da periferia, foco de sua campanha.

reprodução da página do jornal com foto que mostra ativista do movimento sem teto se abraçando e comemorando
Primeira aparição de Guilherme Boulos na Folha em notícia sobre adiamento de reintegração de posse - Acervo Folha

Este texto faz parte da série Primeira Vez, que mostra quando temas e personagens estrearam nas páginas do jornal.​​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.