Descrição de chapéu Eleições 2020

Em Florianópolis, prefeito Gean Loureiro (DEM) é reeleito

Capital catarinense decide eleição no primeiro turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

A capital catarinense decidiu a eleição municipal no primeiro turno. O atual prefeito, Gean Loureiro (DEM), obteve 53,46% dos votos neste domingo (15).

O candidato do PSOL Professor Elson ficou em segundo lugar, com 18,13%, seguido por Pedrão (PL), com 14,21%.

Na pesquisa Ibope de 14 de novembro, Loureiro aparecia com 62% das intenções de votos válidos. Na pesquisa anterior, de 2 de novembro, ele aparecia com 64%. O prefeito se manteve à frente, apesar da denúncia de uma ex-assesssora que o acusou de assédio sexual.

Imagens de Loureiro gravadas pela autora da denúncia chegaram a circular nas redes sociais.

O prefeito admitiu o caso em vídeo, mas alegou que as relações sexuais foram consentidas, o que a assessora nega. A Câmara de Vereadores rejeitou processos contra ele por falta de decoro.

Gean Loureiro, prefeito reeleito de Florianópolis, durante votação
Gean Loureiro, prefeito reeleito de Florianópolis, durante votação - Reprodução/Facebook

Loureiro se destacou, no início da pandemia de Covid-19, por controlar a proliferação do novo coronavírus. Porém, os números voltaram a crescer diante das praias lotadas na cidade.

"Quero agradecer os eleitores de Florianópolis que permitiram que depois de 20 anos um prefeito fosse reeleito com a maior votação em um primeiro turno. Isso aumenta ainda mais minha responsabilidade", disse Loureiro em vídeo divulgado nas sua redes.

A última reeleição ocorreu em 2000, quando Ângela Amin (PP) elegeu-se para um segundo mandato.

Loureiro disse ainda que o "trabalho venceu a política" e que "campanha limpa venceu a campanha suja e armação política".

Professor Elson aparecia na pesquisa de 14 de novembro com 16% da intenção de votos válidos, seguido por Pedrão, com 10%, e Ângela Amin (PP), com 9%. Aos 57 anos, professor Elson entrou para o PSOL em 2009 e já concorreu duas vezes ao comando da capital catarinense pelo partido, em 2012 (4º lugar) e 2016 (3º lugar).

Ângela Amin (PP), 66, já foi prefeita de Florianópolis. Ela governou a cidade de 1997 a 2005. Segundo o Ibope de 14 de novembro, ela era a candidata mais rejeitada, com 45% de rejeição. Professor Elson tinha 14% de rejeição, mesmo índice de Loureiro.

Além deles, disputaram a eleição o advogado Orlando Neto, 47 (Novo), o carpinteiro Jair Ramos, 34 (PCO), a professora Gabriela Santetti, 30 (PSTU) e o médico Ricardo Vieira, 43, o Dr. Ricardo (Solidariedade).

As candidaturas do advogado Alexander Pereira, 44, o Alexander Brasil (PRTB), e do empresário Helio Bairros, 64 (Patriota), estão pendentes de julgamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.