Descrição de chapéu jornalismo mídia

Folha vai se tornar um jornal centenário em cem dias

Efeméride terá entrevistas especiais, encontros com colunistas, série de vídeos e exposições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Poucas empresas têm a chance de completar cem anos. No universo da mídia, que enfrenta profundas transformações desde o advento da internet, essa proeza é ainda mais incomum.

Nesse sentido, o centenário da Folha, jornal lançado em 19 de fevereiro de 1921, ganha uma importância histórica.

Em apenas cem dias, a Folha passará a integrar o restrito grupo de jornais centenários. O mais influente diário do país avança no tempo sem perder a capacidade de inovação, a credibilidade e a independência editorial.

Mais do que se vangloriar de uma história bem-sucedida, a Folha pretende aproveitar a efeméride para discutir os enormes desafios do jornalismo profissional, incentivando, inclusive, exercícios de autocrítica.

A partir de fevereiro de 2021, o jornal vai promover debates e apresentar entrevistas com grandes nomes do jornalismo internacional.

Essa série de discussões terá um olhar para fora —as inovações no front digital em outros países— sem perder de vista o que acontece aqui dentro, a realidade de um país muito desigual.

Nesse sentido, a Folha prepara uma série de vídeos com representantes de grupos da sociedade brasileira muitas vezes à margem da cobertura da imprensa.

Em meio aos preparativos para o centenário, o jornal se dedica a montar uma Redação cada vez mais diversa. Faz isso em nome da pluralidade, um dos pilares do seu projeto editorial, e com o objetivo de captar as exigências de um público leitor cada vez mais engajado em causas como o combate ao racismo estrutural.

Esse trabalho está sob os cuidados, principalmente, da editoria de Diversidade.

Redação da Folha vazia durante pandemia de coronavírus em 2020
Redação da Folha vazia durante pandemia de coronavírus em 2020 - Eduardo Knapp/Folhapress

A longevidade na vida das pessoas e das empresas também será tema de reflexões e reportagens em diversas plataformas do jornal.

A Folha planeja ainda organizar encontros com os colunistas, exposições e edições especiais do Café da Manhã, o principal podcast do jornal.

Entre as publicações previstas para o ano que vem, está a Coleção 100 Anos de Fotografia, com dez livros de capa dura baseados no rico acervo de imagens do jornal. A cidade de São Paulo, infância, imigrantes e manifestações estão entre os temas da coleção.

Ao longo de 2021, o jornal também dará continuidade a séries ligadas ao centenário que já estão em andamento. Entre elas, está Humanos da Folha, que recupera a trajetória de profissionais que foram importantes para o crescimento do jornal.

Na edição de hoje, o destaque dessa série de perfis é Belmonte (1896-1947), o mais famoso chargista e cartunista de São Paulo nas primeiras décadas do século 20.

Belmonte começou a trabalhar na empresa em 1921, ano da fundação da Folha da Noite. Nas suas primeiras décadas, o grupo contava com três diários, Folha da Manhã, Folha da Tarde e Folha da Noite, que em 1960 se fundiram com a criação da Folha de S.Paulo.

Outros destaques são as séries Entrevistas Históricas, por meio da qual o jornal volta a publicar conversas marcantes com personalidades da política e da cultura, entre outras áreas; Como Chegar Bem aos 100, que aborda temas ligados à longevidade sob a curadoria do médico gerontólogo Alexandre Kalache; e a Primeira Vez, que lembra a estreia de palavras, expressões e personagens nas páginas do jornal por meio de uma extensa pesquisa no acervo digital.

O #TBT, toda quinta-feira, leva para o Instagram um pouco da história do jornal, com posts sobre capas marcantes, personagens importantes que apareceram nas páginas do jornal e outras curiosidades dessa trajetória centenária.

Mais novidades inesperadas virão pela frente. Essa senhora quase centenária não se cansa de surpreender seus leitores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.