Descrição de chapéu Eleições 2020

Fonoaudióloga Cinthia Ribeiro (PSDB) é reeleita prefeita em Palmas

Disputaram o pleito na capital do Tocantins 12 candidatos; cidade não tem total mínimo de eleitores para segundo turno

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Manaus

A fonoaudióloga e atual prefeita Cinthia Ribeiro, 43, (PSDB) foi reeleita para comandar a capital do Tocantins. Ela obteve 36,24%, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O segundo mais votado entre os 12 candidatos à prefeitura da capital tocantinense foi o professor e deputado estadual José Luiz Pereira Júnior, o Júnior Geo, 43 (PROS), com 14,52% dos votos válidos.

Por ter menos de 200 mil eleitores –exatamente 180.524, segundo o TSE– a capital do Tocantins não pode realizar segundo turno.

A prefeita reeleita de Palmas, Cinthia Ribeiro, em evento de campanha
A prefeita reeleita de Palmas, Cinthia Ribeiro, em evento de campanha - Reprodução/Facebook

Natural de Anápolis (GO), a candidata reeleita faz parte da coligação “Palmas só melhora” (PSDB/MDB/Rede/DEM/Patriota/Avante) e, apesar de ter o apoio do partido do governador do Tocantins, Mário Carlesse (DEM), não pôde contar com ele na campanha, uma vez que Carlesse não se posicionou oficialmente.

Por outro lado, Ribeiro é apoiada pelo senador Eduardo Gomes (MDB), vice-líder do governo Bolsonaro no Senado. O vice na chapa de Ribeiro é o papiloscopista e ex-vereador de Mirassol, cidade vizinha a Palmas, André Gomes (Avante), irmão do senador Eduardo Gomes.

Apesar de a próxima ser a segunda gestão de Ribeiro na prefeitura, é a primeira vez que ela se candidata ao cargo. Após uma aposta frustrada como vice-governadora em 2014, ela foi eleita vice-prefeita de Palmas em 2016 e, dois anos depois, assumiu a prefeitura quando o então prefeito, Carlos Enrique Amastha (PSB), renunciou para concorrer ao governo do estado –e perder.

Júnior Geo (PROS) teve uma carreira meteórica na política. Professor concursado no Instituto Federal de Tocantins desde 2005, ele foi eleito vereador pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016. Dois anos depois, em 2018, foi eleito deputado estadual e, em 2020, lançou-se pela primeira vez na disputa pela prefeitura.

Ele é o atual presidente do PROS Tocantins e faz parte da coligação Palmas no Caminho Certo (PSC/PROS), que tem como vice a empresária Rose Damaso (PROS).

Também concorreram ao cargo de prefeito de Palmas o advogado e vereador Tiago Amastha Andrino (PSB), o engenheiro Alan Barbiero, 53 (Podemos), o empresário Gil Fonseca Barison, 59, (PRTB), o médico Joaquim Rocha, 56 (PMB), o deputado federal Eli Borges, 60, (PTB), o empresário Marcelo Lelis, 50, da coligação (PCdoB), o empresário Max Dornellys Outlet, 35 (PTC), o professor universitário João Bazzoli (PSOL), a deputada estadual Vanda Monteiro, 40 (PSL), e o empresário João Helder Vilela, 62 (PT).

Capital mais nova do Brasil, com apenas 24 anos, Palmas possui 180.524 eleitores, que correspondem a 17% do eleitorado do estado, de acordo com o TSE. A população do município, em 2020, é de 306.296 habitantes, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.