Pesquisa falsa do Datafolha é divulgada em Porto Alegre

'O Datafolha não fez pesquisas eleitorais em Porto Alegre em 2020', afirma Alessandro Janoni, diretor de Pesquisas do instituto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma pesquisa falsa do Datafolha sobre as eleições para a Prefeitura de Porto Alegre foi divulgada na noite deste sábado (28).

O texto afirmava erroneamente que o Datafolha teria apontado o candidato Sebastião Melo (MDB) com 54% dos votos, à frente de Manuela D'Ávila (PC do B), que teria 46%.

“O Datafolha não fez pesquisas eleitorais em Porto Alegre em 2020”, afirma Alessandro Janoni, diretor de Pesquisas do instituto.

​O conteúdo falso foi replicado na conta oficial do Instagram de Melo e publicado no site da Band, que corrigiu o texto no final da noite.​

Pesquisa verdadeira do Ibope divulgada neste sábado aponta Manuela d'Ávila (PC do B) com 51% dos votos válidos na disputa. Já Sebastião Melo (MDB) tem 49% dos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.

Em nota, a emissora informou que "o Portal da Band cometeu um erro ao compartilhar na noite desse sábado (28) resultados de uma pesquisa para prefeito em Porto Alegre". A notícia foi atualizada e corrigida no mesmo endereço "de forma transparente".

Já a assessoria de Melo afirmou à reportagem que compartilhou a informação porque estava em um site oficial da Band e que apagou a publicação assim que percebeu que o conteúdo era falso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.