Pesquisa falsa do Datafolha é divulgada em Porto Alegre

'O Datafolha não fez pesquisas eleitorais em Porto Alegre em 2020', afirma Alessandro Janoni, diretor de Pesquisas do instituto

São Paulo

Uma pesquisa falsa do Datafolha sobre as eleições para a Prefeitura de Porto Alegre foi divulgada na noite deste sábado (28).

O texto afirmava erroneamente que o Datafolha teria apontado o candidato Sebastião Melo (MDB) com 54% dos votos, à frente de Manuela D'Ávila (PC do B), que teria 46%.

“O Datafolha não fez pesquisas eleitorais em Porto Alegre em 2020”, afirma Alessandro Janoni, diretor de Pesquisas do instituto.

​O conteúdo falso foi replicado na conta oficial do Instagram de Melo e publicado no site da Band, que corrigiu o texto no final da noite.​

Pesquisa verdadeira do Ibope divulgada neste sábado aponta Manuela d'Ávila (PC do B) com 51% dos votos válidos na disputa. Já Sebastião Melo (MDB) tem 49% dos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos.

Em nota, a emissora informou que "o Portal da Band cometeu um erro ao compartilhar na noite desse sábado (28) resultados de uma pesquisa para prefeito em Porto Alegre". A notícia foi atualizada e corrigida no mesmo endereço "de forma transparente".

Já a assessoria de Melo afirmou à reportagem que compartilhou a informação porque estava em um site oficial da Band e que apagou a publicação assim que percebeu que o conteúdo era falso.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.