Descrição de chapéu Eleições 2020

Teresina elege Dr. Pessoa (MDB) para prefeitura

Ex-deputado federal e médico derrota Kleber Montezuma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Teresina elegeu como prefeito o médico e político Dr. Pessoa (MDB). Com 100% das urnas apuradas, ele teve 62,31% dos votos válidos neste domingo (29), à frente de Kleber Montezuma (PSDB), que somou 37,69%.

José Pessoa Leal, 74, tem especialidade em cirurgia geral, saúde pública, administração hospitalar e medicina do trabalho. Filho de agricultores e alfabetizado aos 15 anos, foi professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Na política, ocupou o cargo de vereador da capital do Piauí por três mandatos, entre 2001 e 2014, e depois foi eleito deputado estadual. Chegou a se candidatar a prefeito e a governador nas duas eleições passadas, mas foi derrotado. Ele já passou por diversos partidos durante a carreira.

Na reta final, Pessoa recebeu o apoio do PT, que havia apresentado como candidato o deputado federal Fábio Novo. Já seu adversário ficou com o apoio do Cidadania, que lançou o jornalista Mário Rogério. O PSOL, PSTU e UP decidiram não apoiar ninguém.

O opositor que perdeu, Kleber Montezuma, 63, é formado em economia e pedagogia, mestre em educação e doutor em políticas públicas. Filho de uma zeladora e um policial militar reformado, foi professor de escolas públicas e privadas e é professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Foi secretário municipal em diferentes gestões. Atuou nas secretarias do Trabalho e de Assuntos Comunitários (hoje Assistência Social), de Habitação e Urbanismo e de Educação —nesta última em gestões de Firmino Filho (PSDB), atual prefeito eleito quatro vezes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.